CATAA - Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar
O CATAA é uma associação detentora e gestora do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (infraestrutura científica e tecnológica, dotada de várias unidades laboratoriais, vocacionada para a investigação e desenvolvimento, para a transferência de tecnologia e para a formação, no setor agroalimentar).
Como parte integrante da estratégia do Município de Castelo Branco, o CATAA tem vindo a apoiar as empresas da região, não só ao nível do desenvolvimento de novos produtos, serviços ou melhoria de processos, mas também ao nível do acompanhamento das tendências de mercado e da capacitação técnica à medida das necessidades das empresas.
O CATAA tem como missão contribuir para o aumento da competitividade do tecido empresarial agroalimentar, através da disponibilização de serviços que respondam às reais necessidades das empresas e da dinamização de projetos de investigação, desenvolvimento, inovação e internacionalização do setor.
O CATAA assume-se como um centro de excelência, a nível nacional e transfronteiriço, quer no apoio tecnológico ao tecido empresarial do sector agroalimentar e na promoção da investigação, quer no desenvolvimento e inovação em áreas de intervenção alinhadas com as prioridades das empresas, tanto a nível nacional como internacional.
Atividades do CATAA
No CATAA são desenvolvidas diversas atividades:
- Investigação aplicada à função das necessidades das empresas;
Desenvolvimento de novos produtos e processos de forma vertical integrada;
Prestação de serviços, apoiadas nas:
- Unidades Laboratoriais (físico-química, microbiologia, análise sensorial);
- Unidades Piloto e Desenvolvimento Tecnológico (Hortofrutícolas, azeite, produtos cárneos, produtos lácteos).
Testes:
No Laboratório de Análise Sensorial e Neurosensorial, o CATAA conta com um painel de cerca de 300 consumidores para testarem produtos, tendo já desenvolvido trabalho com cerca de 120 produtos diferenciados, possuindo ainda um Painel de Provadores qualificado para o Queijo DOP da Beira Baixa.
Parceiros:
As atividades desenvolvidas, em muitos casos, integram diversos parceiros, como outras entidades do sistema científico e tecnológico, instituições de ensino superior, empresas e organizações de produtores. E são operadas por uma equipa técnica multidisciplinar e altamente qualificada.