TERRITÓRIO E POPULAÇÃO
Castelo Branco é um dos concelhos mais extensos do País (1.440 km2) e o maior dos 100 concelhos da Região Centro. Integrado na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, é um Concelho cuja cidade tem ganho protagonismo do ponto de vista da concentração populacional. Assume-se como um polo administrativo e económico de inegável atratividade para a Beira Interior, também por força da sua centralidade geográfica. As serras da Gardunha e do Moradal, respetivamente a Norte e a Ocidente, o Parque Natural do Tejo Internacional a Sul, e Espanha a Oriente, marcam a paisagem e delimitam o Concelho que, dada a proximidade à fronteira, surge como um elo de ligação à Europa.
Cerca de 56.000 habitantes no Município, num total de mais de 23.000 famílias, com uma dimensão média de 2,4 elementos por família.
No período entre 2001 e 2011 (inter Censos) Castelo Branco teve um aumento populacional em cerca de 0,7%, em contra-ciclo com a Região da Beira Baixa e da própria Região Centro.
63% dos residentes têm idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.
ACESSIBILIDADES
As principais acessibilidades são a A23 (Autoestrada da Beira Interior) – que atravessa os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, ligando Torres Novas (A1) à Guarda (A25), o IP2 (Itinerário Principal do Interior) e o IC8, favorecendo a ligação a Coimbra.
Lisboa – Distância 224 Km – Duração 2h 10m
Porto – Distância 257 Km – Duração 2h 35m
Coimbra – Distância 141 Km – Duração 1h 35m
Madrid – Distância 387 Km – Duração 4h 5m
Cáceres – Distância 142 Km – Duração 2h 15m
O transporte ferroviário assume também um papel importante, sendo Castelo Branco serviço pela Linha da Beira Baixa.
De realçar a existência de uma moderna infraestrutura aeronáutica, um aeródromo com uma pista de 1.600 metros, que tem associada uma estrutura de proteção civil licenciada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil.
QUALIDADE DE VIDA
Usufruindo de condições excecionais, Castelo Branco é referenciada como uma das cidades de média dimensão do País com melhor qualidade de vida, ocupando uma posição de destaque em diferentes ranking’s.
A cidade de Castelo Branco, alvo de intervenções profundas de requalificação urbana, é hoje uma cidade moderna e agradável para se viver.
O Concelho é servido por infraestruturas de energia e de comunicações, com excelentes níveis de qualidade, assegurados pela existência de importantes infraestruturas nas imediações da cidade (subestação elétrica da EDP e subestação 220/150/60 kV da REN), assim como das redes de gás natural e de fibra ótica.
Os seus diferentes equipamentos permitem garantir uma dinâmica cultural ímpar.
O poder de compra no Concelho de Castelo Branco, segundo o INE, é de 96,5% face ao poder de compra nacional, superior ao valor apresentado pela Região Centro (89,2%)
Apresenta uma remuneração média mensal por conta de outrem de 745,80€, valor abaixo da média nacional (911,50€).