O IBERENCONTROS é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco e nasce como um espaço de reflexão e intercâmbio de ideias e ações entre um importante conjunto de membros selecionados a partir dos principais coletivos artísticos portugueses e espanhóis.
Esta iniciativa contempla uma série de debates, conversas e mesas redondas que têm como objetivo identificar o caminho para novos modelos de gestão cultural. Novos modelos esses que, reivindicando o importante papel de intervenção cultural dos coletivos artísticos e dos mediadores profissionais, permitam uma otimização das infraestruturas e dos recursos públicos dedicados à cultura, a partir de uma maior permeabilidade social e institucional.
Os coletivos que participam no IBERENCONTROS dinamizam várias atividades culturais e educativas no Município: exposições, intervenções artísticas, visitas a museus e a outros espaços culturais, programas de mediação e de formação artística e cultural.
A primeira edição de Iberencontros contou com os seguintes coletivos, projetos e artistas portugueses: Plano Lisboa,Tempos de Vista, Burry Buermans, Fonlad Festival, Flanzine,Charanga e Rui Aires, Mario Gutiérrez Cru (PROYECTOR), EDITA Lisboa, Gaiteiros do Asfalto e Os Espacialitas. Estes coletivos e artistas, que são atualmente alguns dos mais representativos do panorama cultural português, interagiram com outros coletivos locais e espanhóis entre os quais se incluem: Acelerador de Artistas, Art in Progress, Basurama, El Arsenal de Chinales, Entresijos Asociación Cultural, Espacio Islandia, La Galería de Magdalena, Proyecto SeAlquila e Sin Ánimo de Nombre.
http://photo.sh/tags/iberencontros