Um sistema de transportes públicos eficiente e flexível é essencial para a nossa economia e qualidade de vida. A integração entre os diferentes modos de transporte, fazendo uso dos benefícios com que cada um pode contribuir para uma mobilidade mais sustentável, será determinante para a melhoria da qualidade de vida.
Os transportes coletivos (autocarro, comboio e táxi) permitem deslocações rápidas, seguras, mais baratas e confortáveis dentro da cidade, rentabilizando o espaço urbano e diminuindo a energia consumida e os consequentes poluentes emitidos. Ao contribuírem para a diminuição do tráfego, principalmente dentro das grandes cidades, têm implicações benéficas diretas na redução de gases de efeito de estufa.
O andar a pé produz inúmeros benefícios para a vida na cidade, mais qualidade ambiental, mas também na vida do indivíduo, com melhoria das condições de saúde.
Também o uso de bicicleta constitui, logo a seguir ao andar a pé, o modo de transporte mais eficiente em termos de redução de poluição, ruído, ocupação de espaço e consumo energético.