Síntese Curricular – Ana Teresa Vaz Ferreira
Ana Teresa Vaz Ferreira nasceu em 1973, em Luanda – Angola, tem nacionalidade portuguesa e reside em Castelo Branco desde 1995. Filha de pais portugueses, sendo a mãe e ascendentes maternos naturais da freguesia do Louriçal do Campo.
É licenciada em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS (1995, Rio Grande do Sul – Brasil) e Licenciada em Arquitetura na Universidade Lusófona (1998, Lisboa – Portugal). Concluiu o Mestrado em Engenharia Civil na Universidade de Coimbra (2002, UC), na área das Construções, onde aprofundou conhecimentos sobre diversas temáticas relacionadas com a construção, como térmica, acústica, incêndios, planeamento, gestão ou reabilitação. Realizou o Doutoramento em Engenharia Civil na UC, tendo concluído em 2010, também na especialidade de Construções, onde elaborou uma tese que avalia a sustentabilidade dos processos de reabilitação em centros antigos, com ênfase no seu impacto ambiental.
É docente do IPCB desde 1998 e Professora Auxiliar Convidada da UC desde 2016. É membro efetivo da Ordem dos Arquitetos, profissional acreditado do Autocad e membro da equipa do Instituto Pedro Nunes acreditada pela Fundiestamo para tarefas técnicas no âmbito do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado. Membro da Iniciativa Património e Desenvolvimento da Universidade de Coimbra.
Foi Coordenadora Institucional do Processo de Bolonha no IPCB (2009 a 2013) e organizou uma conferência nacional sobre a conclusão deste processo em Portugal. Coordenou ainda a definição do modelo para aferir a qualidade no Processo Formativo no IPCB, organizando e elaborando os documentos de gestão de todo o processo, com base na norma ISO.
Foi subdiretora da Escola Superior de Tecnologia (2005 a 2009), onde foi avaliadora do SIADAP, participou do Conselho de Administração, e assumiu diversas tarefas relacionadas com a gestão da EST-IPCB. Foi coordenadora da UTC de Engenharia Civil, membro eleito do Conselho Pedagógico em 3 mandatos, tendo sido eleita presidente do órgão num dos mandatos, e membro por inerência e depois eleita (2 mandatos) do Conselho Científico e Técnico-Científico. Integrou a comissão de avaliação da ESTCB, tendo participado em reuniões com a European University Association, diversas comissões de divulgação e participa ativamente na organização de palestras técnicas, formações técnicas e outros eventos da instituição. Integrou a comissão que organizou os 40 anos do IPCB (2020), é responsável do Protocolo do IPCB/Unizambeze . Coordenou o Projeto AIA, financiado no âmbito do POCI na linha de Projetos Inovadores no Ensino Superior.
Participou em projetos de investigação como o RcR – Reabilitar como Regra (Resolução Conselho de Ministros n.º 170/2017, de 9 de novembro), o EMSURE – Energy and Mobility for Sustainable Regions, o MIMAQ (Minimização da Má Qualidade de Projetos), o Projeto Viseu Património, o Projeto de Renovação da Baixa de Coimbra.
É autora de um livro sobre a relação entre o insucesso escolar no secundário e superior, de cerca de 80 artigos em revistas e congressos, nacionais e internacionais. Participou em júri de doutoramento e em diversas provas para a atribuição do grau de mestre, em diferentes instituições. Orientou uma tese de doutoramento já concluída e possui outras três orientações de trabalhos de doutoramento em desenvolvimento. Orientou diversas teses de mestrado e de licenciatura.
Organizou e frequentou diversas formações pedagógicas, seja para ensino presencial e a distância, possui artigos e um capítulo de livro nesta área.
É formadora certificada pelo SNPC e lecionou cerca de 1000 horas em diversos cursos profissionais, é ainda formadora no Itecons (UC) e realiza palestras em diversas instituições. É coordenadora da mobilidade internacional, tendo realizado diversas ações de mobilidade (Erasmus, Tempus e ICM). Participou nas comissões de avaliação dos cursos, foi responsável pela proposta de novos cursos (PEP) sejam licenciaturas ou CTsP. Atualmente coordena a Pós-graduação em Reabilitação Sustentável de Edifícios (online) do IPCB, em parceria com a Universidade Aberta, assim como o Mestrado em Construção Sustentável, em parceria com a Universidade Zambeze, onde também colaborou na revisão curricular e pedagógica da Licenciatura em Arquitetura. Participou no Projeto Tempus Highvec, onde elaborou conteúdos pedagógicos e lecionou nas instituições parceiras do projeto (Uzbequistão).