Museu do Canteiro
O Solar dos Goulões, mais tarde designado Solar Ulisses Pardal, em Alcains, acolhe o Museu do Canteiro.
A exposição permanente tem como tema central a pedra, as técnicas e os instrumentos para trabalhar este material – nomeadamente o granito – tão ligado à história sócio e económica da Vila e do Concelho.
Mostram-se os utensílios mais antigos e tradicionais usados pelos canteiros no decurso das sucessivas operações e também as inovações de que foram objecto, conduzindo ao seu abandono e substituição por maquinarias. As imagens apresentadas neste percurso documentam práticas e técnicas que conduzem à produção de formas ou à elaboração estética da pedra e dão conta dos traços fundamentais da evolução da actividade pétrica em Portugal. São ainda enunciadas questões que hoje se constituem como prementes nos modos de conceber o desenvolvimento dessa relação do homem com a pedra – questões que no presente colocam problemas quanto ao futuro.
Para além da exposição permanente dedicada ao labor do canteiro o Museu também apresenta diversas exposições temporárias (relacionadas com a temática da pedra) durante o ano.
Porém, pelo público que já fidelizou, a Exposição de Presépios, que todos os anos acontece na época natalícia, merece ser destacada entre as exposições temporárias.
O Museu do Canteiro é um equipamento municipal.
Cantaria é o ofício ou arte de talhar blocos de rocha bruta de forma a constituir sólidos geométricos, normalmente paralelepípedos, de variável complexidade, para utilização na construção de edifícios ou de muros. O profissional desse ofício chama-se Canteiro.
Encerra:
segundas-feiras, 1 de janeiro, feriado municipal (terceira 3ª feira após o domingo de Páscoa), 25 de abril, 1 de maio, domingo de Páscoa e 25 de dezembro.
.
Observações:
1- Grupos organizados de Instituições Particulares de Solidariedade Social e de outras entidades sem fins lucrativos - desconto de 50%.
2- Entrada Gratuita - Manhãs (desde a abertura até às 13h00) do 1º domingo de cada mês.