Informação da Freguesia
Freixial do Campo
» Toponímia: Fraximus – Freixo. Freixial (campo de freixos)
Em território notoriamente montanhoso, encaixado nas serras da Gardunha e do Muradal, a Freguesia do Freixial do Campo tem uma área que se estende por cerca de 2.000 hectares (mais precisamente 1861,7 ha). Envolvem-na pelo Norte três suas vizinhas - Sobral do Campo, Ninho do Açor e Tinalhas -, pelo Sul Juncal do Campo, pelo Poente Almaceda e a Nascente as congéneres Tinalhas, Cafede e Juncal do Campo.
Em termos arqueológicos, os vestígios existentes na Freguesia são vários, o que prova ser este um lugar de povoamento antigo. Comprovam-no os testemunhos de locais e os objetos pré-históricos que ao longo dos tempos foram aparecendo pelos diversos locais da Freguesia.
Desse espólio faz parte um machado em bronze, achado casualmente por um agricultor no lugar de Vale Branquinho; uma inscrição Romana aparecida em Santa Catarina; a Necrópole do Cuco em Barbaído, onde uma nova prospeção levada a efeito em 2003, revelou um conjunto de quatro diferentes tumulações, agrupado regularmente em conjunto sepulcral, com a mesma distância entre elas e originalmente recobertas por uma mamoa com 12 metros de diâmetro; os lugares da Fonte do Cortiço e de Barros, onde apareceram vestígios da época Romana à superfície; e não menos importante o antigo foco mineiro da Buraca da Moura, que plausivelmente está relacionado com uma ocupação desde pelo menos a Idade do Bronze até à época Medieval.
in "A Terra e suas Memórias Culturais"...
- Artesanato: Tecelagem (mantas, tapetes)
- Gastronomia: Ensopado de Cabrito, Buxo ( Domingo Gordo), Filhós, Tijeladas e Biscoitos de Azeite
- Festas e Romarias:
- São Sebastião: domingo Magro
- Nossa Senhora de Lurdes: 3º domingo depois da Páscoa
- São Bartolomeu: domingo seguinte a 24 de agosto
Juncal do Campo
» Toponímia: Juncal (campo de juncos)
A 13 Kms da sede do Concelho, para Noroeste, a Freguesia de Juncal do Campo tem uma área de 2.218 hectares. Encontra-se entre a "Charneca" e o "Campo", rodeada por olivais e virada a Poente.
Delimitam-na as freguesias de Almaceda e Freixial do Campo, a Norte; Sarzedas e Salgueiro do Campo a Sul; e Cafede a Oriente.
A presença humana em Juncal do Campo está registada nos documentos arqueológicos desde épocas recuadas, mais concretamente desde o Neolítico. Mais tarde, foi ocupada pelos Romanos, que aqui se estabeleceram durante vários séculos. Machados de pedra polida, vestígios de cerâmica, uma mó dormente em granito, alicerces de edifícios em ruínas, amontoados de quartzo polido e uma antiga lagariça comprovam largamente o povoamento remoto do território da atual Freguesia. O Alto do Palhoto é o local onde a presença de achados arqueológicos se revelou mais abundante.
Durante a Idade Média, Juncal do Campo pertenceu à vila da Covilhã, de acordo com o Foral de D. Sancho I, de 1186. Em 1214, esta área estava incorporada na Herdade da Cardosa e D. Afonso II doou-a aos Templários, que a integraram na Comenda de Santa Maria de Alcains. Em 1754, realizou-se nova delimitação, mantendo os mesmos limites. Não se sabe até quando esteve na posse da Comenda de Alcains, mas os documentos oficiais localizam-na já na Freguesia de Salgueiro do Campo a partir do século XVIII. Fruto do desenvolvimento alcançado na primeira metade do século XX, sobretudo a nível agrícola, tornou-se Freguesia em 19 de Julho de 1933.
in "A Terra e suas Memórias Culturais"...
- Artesanato: Safões e Objeto de Cortiça
- Gastronomia: Borrego no forno, Maranhos, Enchidos, Cavacas, Tigeladas, Papas de Carolo, Biscoitos de Azeite e Broas de Mel
- Festas e Romarias:
- São Simão: Domingo mais próximo de 28 de Outubro
- Coração de Jesus: num Domingo de Junho
- Romaria da Senhora de Valverde