Informação da Freguesia
» Toponímia: Lauridosa (já existe em doc. de 882) – terras de louros ou loureiros – Lardosa.
Situada no extremo Norte do Concelho, com uma área não muito extensa (44,5 km2), esta Freguesia faz fronteira com Lousa (a Poente), Louriçal do Campo e Póvoa de Rio Moinhos (a Nascente), Escalos de Baixo e Alcains (a Sul) e com o concelho vizinho do Fundão (a Norte).
Lardosa é terra mais ou menos aplanada, com grandes extensões retalhadas em pequenas parcelas de boa terra agrícola onde, ainda hoje, os seus habitantes tiram o seu sustento, quer nos produtos arrancados à terra, quer nos produtos derivados dos animais ovinos, mantendo-se na actualidade um considerável número de efectivos. A Barragem de Santa Águeda abrange este lugar pelo Nascente.
Das suas remotas origens são testemunhos os vestígios arqueológicos, encontrados em diferentes locais da Freguesia. J. Ribeiro Cardoso, por 1953, dá notícia de uma ara recolhida pelo Dr. Manuel de Paiva Pessoa nos Campos de Lardosa, depois depositada no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, dedicada à divindade "Trebanura" que terá origem romana segundo opinião de Leite de Vasconcelos. Outros locais de interesse e com vestígios arqueológicos são: o Lugar do Inchidro (povoado), o Lugar da Torre Velha (achados isolados), o Lugar da Lardosa (achados isolados) o Lugar da Marateca (ponte), Lugar do Vale da Vinha (achados isolados) e o Lugar do Vale da Torre, pelo topónimo que o seu nome encerra.
in "A Terra e suas Memórias Culturais"...
- Gastronomia: Queijo de ovelha, Cabrito assado no forno, Bucho recheado, Bolo de mel, Filhós, Biscoitos, Borrachões e Coscoréis
- Festas e Romarias:
- Mártir São Sebastião: Segunda-Feira do Espírito Santo
- Feiras Anuais: 20 de janeiro e 2º domingo de maio
- Feira Temática: Feira do Feijão Frade (realiza-se em outubro)