Informação da Freguesia
» Toponímia: Monforte tem como origem etimológica as palavras monte e forte. Trata-se de uma referência a um antigo castro, cujas ruínas se encontram ainda hoje num alto perto da aldeia.
Situada no extremo Sul do Concelho, Monforte da Beira encontra-se a cerca de 27 Kms da sede do Concelho, na margem direita da Ribeira de Aravel. Dentro do Município, é delimitada pela extensa Freguesia de Malpica do Tejo. Fora de Castelo Branco, rodeia-a o Concelho de Idanha-a-Nova. Muito perto, a Espanha. De resto, o facto de ser terra raiana condicionou-lhe a história e influenciou a vivência quotidiana das suas gentes.
O povoamento do seu território iniciou-se há vários milénios. Desde esses tempos imemoriais, a importância do Rio Tejo, no que diz respeito, nomeadamente, à fertilização dos campos agrícolas, à pesca ou à pastorícia, não terá sido seguramente despicienda. Não admira, desta forma, que os povos Neolíticos aqui se tenham fixado tão cedo. No Monte Barata foi encontrado um machado de latão com anel lateral, que deverá datar de cerca de 2000 a.C..
Seguiram-se-lhes os Romanos, apostados em desenvolver a agricultura num local que tinha as condições propícias para esse efeito. Deste período histórico há também diversos achados arqueológicos recolhidos em escavações realizadas.
in "A Terra e suas Memórias Culturais"...
- Gastronomia: Sopa de Grão (casamentos), Cabrito no Forno, Ensopado de Cabrito, Enchido, Broas de Mel, Bicas e Filhós.
- Festas e Romarias:
- S. João de Monforte: 23 de Junho
- Senhora da Ajuda: 15 de agosto
- Feira Temática: Feira Sabores da Aldeia - Bica de Azeite (realiza-se em setembro)