Informação da Freguesia
» Toponímia: Santo André das Tojeiras – Designação ligada à devoção ao Santo padroeiro e à manifestação da flora (tojo)
A 23 Kms da sede do Concelho, a Freguesia de Santo André das Tojeiras situa-se num pequeno planalto outrora conhecido por Fundada. É uma das freguesias do extremo ocidental de Castelo Branco, sendo delimitada em toda a sua extensão, dentro do Município, pela extensa Freguesia de Sarzedas. Tem uma área de cerca de 75 Km2.
O culto de Santo André nestas paragens perde-se nos tempos, e tão arreigado deve ter sido em épocas recuadas que acabou por dar o nome à Freguesia. Quanto ao topónimo Tojeiras que lhe foi aposto, está provavelmente relacionado com a existência de tojos no seu termo. Os tojos são plantas faseoláceas, que compreendem arbustos espinhosos, de flores douradas, que vegetam principalmente nos sítios áridos.
Santo André das Tojeiras é uma das mais recentes freguesias do Concelho de Castelo Branco. Foi criada em 1 de Novembro de 1926 graças ao desenvolvimento então registado, sendo o seu território desmembrado da freguesia e antigo concelho de Sarzedas.
in "A Terra e suas Memórias Culturais"...
- Gastronomia: Cabrito assado (festas), Ensopado de cabrito, Enchido, Tigelada, Broas de Mel, Biscoitos de Azeite e Filhós
- Festas e Romarias:
- São Marcos: 25 de abril
- Santo André: dia 30 de novembro (a festa é no domingo antes ou depois)
- Corpo de Deus: no dia do Corpo de Deus
- Ferrarias: 2.º fim de semana de junho
Tojeiras: 2.º fim de semana de julho
Vale da Pereira: último fim de semana de julho
Santo André das Tojeiras: 1.º fim de semana de agosto
Fonte Longa: 2.º fim de semana de agosto
Vale Chiqueiro: último fim de semana de agosto