Bem distinta da vespa europeia, a Vespa-Asiática, velutina nigrithorax, é um inseto mais escuro e um pouco maior, de corpo aveludado e patas amarelas. Apesar de não serem mais agressivas que as vespas comuns, quando sentem o seu ninho ameaçado reagem e podem perseguir a ameaça por centenas de metros. Ao alimentar-se de abelhas autóctones e outros insetos polinizadores, a vespa-asiática coloca em risco todo o ecossistema e, por isso, representa uma preocupação para toda a comunidade.
No concelho de Castelo Branco em 2022, foram destruídos cerca de 30 ninhos de Vespa velutina e em 2023 registou-se a destruição de 176 ninhos, prevendo-se que em 2024 este crescimento seja ainda mais acentuado.
O crescimento exponencial de ninhos é francamente representativo, levando a considerar esta espécie invasora como uma enorme preocupação para a biodiversidade mas também um risco para a saúde pública.
Torna-se fundamental o seu combate com recurso a armadilhas bem como a realização de busca ativa de ninhos.
O problema não se centra apenas em zonas rurais ou mais remotas, tendo sido também detetado um grande número de ninhos no interior da nossa cidade, por esse motivo apelamos à colocação de armadilhas desde os jardins até às varandas das nossas casas.
Toda a informação relativa ao ciclo de vida da vespa velutina e ainda a forma como as armadilhas poderão ser realizadas, encontra-se disponibilizada em
Campanha de Sensibilização.
Recomenda-se a comunicação do avistamento de ninhos através do Serviço Municipal de Proteção Civil ou do site https://stopvespa.icnf.pt
Vamos fazer deste concelho um lugar seguro!