EM PERCURSO E DIÁLOGO POR, E SOBRE, A ZONA HISTÓRICA

21 mai, 2024

No âmbito das medidas para a reabilitação e valorização da Zona Histórica, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco teve a iniciativa de convidar um grupo de personalidades ligadas à defesa do património e da cultura, que ao longo dos anos têm demonstrado a sua preocupação e interesse neste âmbito, para uma visita no último sábado, dia 18 de maio, a vários locais desta zona da cidade e a alguns edifícios onde já se iniciaram obras, assim como outros onde se pretende lançar concurso para dar início a projetos de recuperação.

Acompanhados por membros do Gabinete da Zona Histórica do Município e de Sérgio Barroso, diretor do CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, o grupo participou de um encontro de âmbito técnico e cultural, com o objetivo de dar a conhecer os projetos que já estão em desenvolvimento e, principalmente, ouvir, dialogar e refletir sobre a requalificação da Zona Histórica, a sua importância, condicionantes e potencialidades.

O percurso teve início no antigo edifício dos CTT, na sala onde as cartas outrora eram distribuídas aos carteiros. Entregue a mensagem sobre os objetivos do encontro, na Igreja de Santa Maria, com a intervenção do Presidente da Câmara, destacou-se que é o tempo de agir, de fazer deste um espaço onde se valorize o passado e a memória da cidade, mas também onde se possa projetar e viver o futuro.

Para o anfitrião, Leopoldo Rodrigues, “foi uma atividade que correu muito bem, sob um conceito de desenvolvimento sustentável e, sobretudo, teve lugar um debate interessante onde se tratou daquilo que é o potencial de desenvolvimento da cidade, mas também onde foram apresentadas algumas preocupações no que diz respeito às necessidades de intervenção e regeneração, a par de salvaguarda e valorização da Zona Histórica”.