AVANÇA A IMPLEMENTAÇÃO DA PRIMEIRA UNIDADE DO HOSPITAL PRIVADO DAS BEIRAS EM CASTELO BRANCO

23 mai, 2024

Decorreu hoje, dia 23 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco, a assinatura da escritura do prédio sito na Cruz do Montalvão, Lote 7, Rua Prof. Dr. Egas Moniz, prédio que se encontra dentro da área de reabilitação urbana de Castelo Branco, adquirido pelo valor de 650.000,00 euros, por parte da Sociedade Imosaúde das Beiras, com o objetivo de avançar com a implementação da estrutura de saúde privada na cidade.

O investimento que rondará os 15 a 20 milhões de euros, prevê para já uma primeira fase de implementação de uma unidade mais pequena, dentro de seis a nove meses, para depois se lançar numa segunda fase mais ampla de obra do Hospital Privado das Beiras (HPB).

“A condição para irmos a leilão e estarmos hoje aqui a assinar esta escritura foi, precisamente, assumir o compromisso de, até ao prazo de um ano, entregarmos os projetos, e no prazo máximo de dois anos começar a obra, que poderá demorar de 18 a 24 meses a ser concluída”, anunciou Ricardo Fernandes, um dos gerentes presentes no ato. Relativamente às especialidades médicas que serão oferecidas, o foco pretende ser, sobretudo, nas lacunas de mercado local, onde se situa a procura pelos serviços para os quais o privado é uma alternativa.

Para Leopoldo Rodrigues, Presidente da Autarquia, foi dado mais um passo importante, “de entre vários que temos empreendido para o desenvolvimento do setor da saúde no nosso concelho, a Câmara Municipal tem feito um esforço significativo na criação de condições para a existência de boas infraestruturas que promovam o desenvolvimento da saúde, que, por sua vez, é também desenvolvimento do território, o que se faz com investimento e essa tarefa não tem de ser uma disputa entre público e privados, pelo contrário, é uma parceria de interesse que representa uma mais-valia para todos em termos de poder de escolha para os cuidados de saúde”.

O HPB projeta uma envolvência de cerca de duzentos profissionais e tem delineada uma estratégia de complementaridade, pretende ser um compromisso de conjugação de profissionais e de pessoas das Beiras, que tenham uma ligação à região, que queiram vir para cá, para o qual as instituições de ensino superior no nosso território terão um importante papel, uma vez que um dos objetivos que visa é a fixação de jovens formados, para o que já estão formalizados protocolos com a Universidade da Beira Interior e com o Centro Académico Clínico das Beiras.