DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

06 jun, 2024

O Município de Castelo Branco e os Serviços Municipalizados (SMCB) assinalaram o Dia Mundial do Ambiente, este ano subordinado ao tema «Nossa terra. Nosso futuro», com iniciativas enquadradas num projeto amplo direcionado às preocupações ambientais e às alterações climáticas, à utilização racional e valorização adequada dos recursos hídricos no território, chamando a atenção para o desenvolvimento da resiliência à seca, de entre as quais se destacaram as ações de sensibilização ambiental junto dos mais jovens no Jardim-Escola João de Deus e no Jardim de Infâncoa Alfredo da Mota, relativamente à utilização eficiente dos resíduos, ao que se seguiu a inauguração dos pontos de captação de água da Alameda do Cansado e da Quinta das Pedras.

Está prevista a instalação futura destas estruturas noutros locais do concelho de Castelo Branco, mas “a partir de hoje oferecem condições para reutilizar água, nomeadamente, no combate aos incêndios”, salientou o Presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues, recordando que “o ano passado tivemos de recorrer a este mesmo local de captação, onde está uma grande nascente subterrânea, durante o incêndio do Carrascal, quando o sistema não respondeu com a prontidão que necessitávamos, estão agora criados os meios que então gostaríamos de ter tido para um abastecimento rápido das viaturas de bombeiros”.

O objetivo é que esta água também venha a servir para rega e outros fins dentro da cidade, tais como utilização para lavagem de ruas e de contentores. Esta alternativa permite fazer uma melhor gestão da água e fazer face ao aumento do seu uso nos períodos de seca e de escassez, permitindo aumentar a resiliência dos sistemas, promovendo ganhos de eficiência hídrica, ganhos de sustentabilidade e, também, de proteção do ambiente pensando nas gerações futuras.

Toda a montagem e construção destas estruturas foi realizada pelos SMCB, cuja Administradora, Sónia Mexia, aproveitou para fazer a passagem, de forma simbólica, da chave do equipamento ao Comandante da Corporação de Bombeiros de Castelo Branco, que, a partir de hoje, poderão usar de modo autónomo e fácil esta solução.

“Temos de passar das palavras aos atos, falamos muito de que precisamos de ter uma ação proativa e positiva, esta foi uma forma que encontrámos para este dia, quando estamos a iniciar uma época crítica em termos de subida das temperaturas, com os riscos que isso implica, sendo que estamos a trabalhar, também, no sentido de tornar possível utilizar a água tratada na ETAR de Castelo Branco para outros fins além daquele que hoje tem, que é ser lançada na ribeira da Líria”, concluiu o Presidente da Autarquia.