CONSTRUÇÃO DA ETAR DE ALMACEDA

07 jun, 2024

Teve lugar ontem, 6 de junho, a apresentação pública do Projeto de Construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Almaceda, momento que deu à população a oportunidade de conhecer os pormenores da solução apresentada para um problema antigo desta localidade e de se pronunciarem sobre ela.

Em causa está a existência de uma fossa séptica com capacidade de tratamento reduzida, que acaba por levar a que a quantidade de saneamento extravase e seja lançado, sem tratamento, na Ribeira de Almaceda, cujo curso natural foi aproveitado para criar o açude que dá origem à Praia Fluvial.

“Há dezasseis anos que se procurava uma solução para um grave problema ambiental e um problema de desconforto que afeta a qualidade de vida desta população, para o qual apresentámos finalmente um projeto inovador, de última geração, que nos permite, além disso, levar o sistema de saneamento por via pública, libertando as propriedades privadas”, esclareceu o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, também Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMCB), que desenvolveram a proposta inovadora apresentada.

O projeto, que servirá mais de três centenas de habitantes, já tem autorização por parecer prévio da Agência Portuguesa para o Ambiente (APA), sobretudo no que toca às condicionantes de intervenção no leito do rio, e entrará em fase de execução de obra brevemente, fase que prevê um prazo de 7 a 8 meses.

O valor base das duas empreitadas, cada uma com objetivos distintos, é de 1.100.000 euros e o sistema está preparado para dar resposta àquilo que possam vir a ser as exigências ambientais legais ditadas pela UE relativamente a meios de descarga

Quanto ao meio recetor, este sistema permitirá ter um afluente com um padrão de qualidade de água muito avançado.