MUNICIPIO DE CASTELO BRANCO REFORÇA MEIOS DE COMBATE A INCÊNDIO

11 jul, 2024

O Município de Castelo Branco, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, efetuou uma vez mais, no presente ano, o reforço dos meios de combate a incêndios rurais no concelho. Para tal, foram contratualizadas duas máquinas de rasto que se juntam aos restantes meios de combate dos vários agentes de proteção civil, nomeadamente Bombeiros, Equipas de Sapadores Florestais, Guarda Nacional Republicana e Juntas de Freguesia, as quais serão fundamentais no apoio às operações de combate a incêndios rurais no concelho.

Estes equipamentos iniciaram a sua operação no passado dia 15 de junho e vão manter-se até ao dia 30 de setembro, estando posicionadas em locais estratégicos, nomeadamente em São Vicente da Beira e Castelo Branco.

Estas máquinas de rasto têm a capacidade de aceder a terrenos de difícil acesso, o que é fundamental para combater os incêndios que assolam o concelho. Com o empenhamento destes equipamentos, o município de Castelo Branco reforça assim a sua capacidade de resposta perante eventuais situações de emergência.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, destaca a importância deste investimento na prevenção e combate a incêndios rurais, sublinhando o compromisso da autarquia em garantir a segurança e proteção da população e do património natural do concelho.

Com estas máquinas de rasto, o município de Castelo Branco está mais preparado para enfrentar os desafios que o verão traz consigo.

Ainda no âmbito da prevenção e combate a incêndios, a Câmara Municipal está ainda a dar o seu enorme contributo ao disponibilizar o Aeródromo Municipal de Castelo Branco e a sua Base de Apoio Logístico para apoiar a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na operacionalização de cinco meios aéreos de combate a incêndios rurais, 2 aviões anfíbios pesados Canadair CL-215, 2 aviões anfíbios médios Air Tractor 802F Fire Boss e 1 helicóptero bombardeiro ligeiro Eurocopter AS350 Ecureuil.

Esta colaboração é fundamental para garantir uma resposta eficaz e rápida no combate aos incêndios, especialmente durante a época de maior risco de incêndios rurais. A utilização do Aeródromo Municipal de Castelo Branco e da sua Base de Apoio Logístico, face às suas excelentes condições e localização geográfica no território, permite otimizar a operacionalização dos meios aéreos, facilitando a operacionalização e o abastecimento das aeronaves.

Esta ação demonstra o compromisso e a colaboração entre as entidades públicas na prevenção e combate a incêndios, demonstrando que juntos é possível enfrentar os desafios e garantir a segurança de todos.

É fundamental que todos tenham consciência da importância de prevenir incêndios e adotar práticas seguras, como não fazer queimadas, não atirar pontas de cigarro em locais inadequados, não deixar lixo ou materiais inflamáveis em áreas florestais, entre outros cuidados.

A prevenção é a melhor forma de evitar tragédias e proteger o meio ambiente.

Por isso, apela-se para que todos os cidadãos contribuam para a preservação das nossas florestas e áreas rurais, adotando comportamentos seguros e conscientes em relação aos incêndios. Juntos, podemos fazer a diferença, protegendo assim a nossa biodiversidade e o nosso património natural.

Portugal sem fogos, depende de todos e por certo que todos "Vamos fazer deste concelho um lugar seguro..."