3ª REUNIÃO IBÉRICA DE TRABALHO DA ALIANÇA TERRITORIAL EUROPEIA

24 set, 2024

Teve lugar ontem, dia 23 de setembro, na Nazaré, a 3ª Reunião Ibérica da Aliança Territorial Europeia (ATE), que contou com a presença dos municípios de Castelo Branco e de Idanha-a-Nova, e demais associados da zona Centro, aos quais se juntaram o Presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o Alcalde de Moraleja, os representantes das Diputación de Cáceres e de Badajoz e o Porta-voz do Movimento Social Cidadãos/a PSU-NORTE, para analisar a implementação dos acordos do I Encontro Ibérico de Moraleja e resultados dos esforços das Administrações Locais que assinaram as moções plenárias.

Para esta terceira reunião de trabalho foi escolhida a Nazaré por esta região ser um dos destinos turísticos muito procurados, quer por portugueses, quer por espanhóis, e se acreditar que todo o território da região do Oeste português ficará favorecido com a conclusão da ligação. Entre a fronteira e o litoral distam apenas 200 km, seria uma mais-valia fazer com que as deslocações fossem ainda mais fáceis. Progresso reconhecido pelo deputado da Assembleia da Republica Walter Chicharro, anterior autarca da Nazaré, quem também esteve presente, motivando à reunião do máximo de deputados neste projeto que “não é só bom para o Centro, para a Nazaré, é bom para todos nós”. Deixou, ainda, um apelo para que as autarquias e associações de municípios dos distritos de Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre se juntem a este movimento, em virtude do potencial impacte em termos de turismo, comércio e movimentos empresariais entre ambos países envolvidos.

“Se não fizermos barulho, ninguém nos ouve”, reforçou o autarca albicastrense que avançou com o anuncio de que, com o atual Governo, teve já lugar uma reunião com o ministro das Infraestruturas, que mostrou abertura para participar numa próxima reunião da ATE e, também, por essa via assumir o compromisso que “não é apenas dos associados da ATE, mas que se pretende que seja do Governo”.

O encontro que se afirma apartidário teve, ainda, como objetivo preparar as reuniões prévias parlamentares de Espanha e Portugal antes da XXXV Cimeira Ibérica de Portugal e Espanha, que decorrerá a 23 de outubro, e na qual ambos Governos discutirão vários assuntos das relações bilaterais para trazer bem-estar às respetivas populações, tornando as economias mais competitivas. O ponto focal é fazer com que nesta Cimeira seja colocada data para o início das obras, exigindo ao Governo que inicie em 2025, pelo menos, até 2027, a construção dos dois troços do Itinerário Complementar (IC) 31 que faltam concluir.

“Pelo menos que no primeiro troço, haja máquinas a trabalhar”, afirmou o presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. Segundo este, os primeiros 15 quilómetros da obra inserida no Plano Nacional de Investimentos – PNI2030, já têm Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) aprovada, mas ainda há muito por definir.

A Programação do próximo Encontro Ibérico da ATE, que terá lugar em Castelo Branco, no dia 21 de outubro, dois dias antes da XXXV Cimeira entre Portugal e Espanha, não está ainda fechado, mas preparam-se vários painéis com os atores locais da agroindústria, zonas verdes e turismo azul nas zonas da Costa atlântica do Centro de Portugal.

A encerrar a 3ª Reunião da ATE, teve ainda lugar a apresentação do avanço do 1º Networking ATE Empresarial Beira Baixa e Norte de Extremadura, que acontecerá a 7 de novembro, em Castelo Branco, tem como comité organizador a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, a Câmara Municipal de Castelo Branco, a Federacion Empresarial Placentina, a Cámara de Comércio e Industria de la Provincia de Cáceres, a Federacion Regional de la Pequeña y Mediana Empresa de la Construccion y afines de Extremadura, o Circulo Empresarial Placentino, o Circulo Empresarial Cacereño, a Asociación de Empresarios de Turismo de Plasencia, a Asociación de Empresarios de Moraleja y Sierra de Gata e a Asociación Empresarial de Coria y Comarca.