A RECONSTRUÇÃO E ALTERAÇÃO DA ANTIGA PISCINA DA CIDADE EM REFLEXÃO

25 set, 2024

Em parceria entre a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos, o Cine-Teatro Avenida apresentou ontem, dia 24 de setembro, as iniciativas que compõem o programa “ENCONTRA - Encontros Regionais de Arquitetura”, 1ª edição, que decorrerá em Castelo Branco durante o último trimestre de 2024.

Entre 24 de setembro e 7 de janeiro, Castelo Branco será o centro de um conjunto de ações e iniciativas dirigidas a profissionais da área, mas também a toda a comunidade local.

O programa contempla uma exposição, o lançamento de concursos de arquitetura, tertúlias, um Open Day e a apresentação de um prémio municipal de arquitetura.

Foi nesse sentido que o evento incluiu o lançamento do Concurso Público de Conceção para a “Reconstrução e Alteração da Antiga Piscina da Cidade de Castelo Branco”. Esteja atento à divulgação das datas.

“A reutilização do antigo equipamento das piscinas como espaço de natação era dispendioso e ilimitado, só a consolidação do terreno envolvia um esforço muito elevado, sobretudo em função do tempo de utilização, de dois a três meses de verão, o que não justificava o investimento com esse mesmo objetivo, daí lançarmos um concurso dirigido a profissionais ligados à arquitetura, para que dele possa resultar a reutilização de um espaço importante ao nível da memória e identidade da cidade, podendo também atrair novos agentes económicos para a região.”

“Garantir a contemplação da paisagem sobre a cidade”, foi um dos aspetos que os arquitetos na apresentação salientaram de entre vários a respeitar na consideração do resultado a extrair para o futuro deste equipamento.

Seguiu-se a inauguração da exposição “Arquitetura ao Centro”, que está em na Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, com 24 projetos em áreas urbanas e rurais, dispersos por 19  municípios, marcando, assim, o ponto de partida para um conjunto de eventos que terão lugar durante os próximos meses no âmbito deste programa.