A Noesis, empresa internacional de consultoria tecnológica, abriu um novo escritório em Castelo Branco, no antigo edifício dos CTT no Largo da Sé, e a inauguração aconteceu no dia 12 de fevereiro, com a presença do Ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
Este novo espaço, que conta com cerca de 20 colaboradores e prevê contratar mais 30 este ano, faz parte de uma estratégia de expansão da empresa que procura “apostar em centros de competências descentralizados, fora dos grandes centros urbanos”, mas próximos de Universidades e Politécnicos, como o IPCB e a UBI, onde possa “recrutar talentos e criar emprego”, afirmou Alexandre Rosa, CEO da Noesis.
Presente na inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco destacou a importância de “dinamizar o centro histórico da cidade” e realçou que “os postos de trabalho qualificados acrescentam valor ao território e à economia local”.
Leopoldo Rodrigues enfatizou o papel da Noesis e de outras empresas - como a TRH, que abriu um espaço neste mesmo edifício em 2023 - na concretização de uma meta a médio-longo prazo: atrair mais empresas e fixar mais pessoas no concelho.
O Ministro da Presidência sublinhou que a Noesis “merece o reconhecimento” pela expansão para esta região, contribuindo para “o desenvolvimento económico e tecnológico no interior do país”, onde se consegue ter “uma qualidade de vida com outro ritmo e outras condições”.
Castelo Branco é a sétima localização em Portugal da Noesis, que conta com escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra, Proença-a-Nova, Covilhã e Guarda e, a nível mundial, está presente em 7 países.
Com 30 anos de existência, a Noesis pertence ao Grupo Altia e atingiu um volume de negócios superior a 75 milhões de euros em 2024.