A cidade de Castelo Branco e a cidade brasileira de João Pessoa assinaram um Acordo de Geminação, com vista a estabelecer parcerias duradouras, através da partilha de conhecimentos, recursos e tecnologias, promovendo a prosperidade mútua para as suas comunidades.
A Sessão Solene da Assinatura do vínculo formal de ‘Cidades Geminadas’ decorreu dia 13 de março, no Salão Nobre dos Paços do Município de Castelo Branco, protagonizada por Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e Cícero Lucena Filho, Prefeito de João Pessoa.
Reconhecendo o papel vital da colaboração entre estas duas cidades irmãs, cuja ligação surgiu no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na Categoria de Artesanato e Arte Popular, o Acordo de Geminação agora firmado pretende o fortalecimento das relações bilaterais, o reforço das parcerias comerciais e industriais, através de projetos e intercâmbios, proporcionando oportunidades para negócios inovadores, e estabelece a cooperação em diversas áreas, nomeadamente:
*Artes Populares e Artesanato*: Desenvolver projetos conjuntos de feiras, exposições, oficinas criativas e intercâmbio de artistas e artesãos. Criação de um Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato.
*Intercâmbio Cultural*: Organizar residências artísticas, exposições e eventos, incluindo programas que destaquem as tradições de Castelo Branco e de João Pessoa.
*Iniciativas para Jovens e Educação*: Desenvolver programas de intercâmbio juvenil e estágios, com apoio para alojamento.
*Tecnologia e Inovação*: Colaborar em iniciativas de transformação digital, incluindo tecnologias das cidades inteligentes. Partilhar conhecimentos específicos em áreas como energias renováveis, tecnologias verdes e aplicações de inteligência artificial.
*Saúde e Bem-Estar*: Promover iniciativas conjuntas para enfrentar os desafios de saúde pública e aumentar a consciencialização sobre saúde mental e determinadas doenças. Criar parcerias para potenciar o ensino e a saúde de grupos específicos.
*Sustentabilidade Ambiental*: Parcerias para estratégias de adaptação às alterações climáticas, gestão de resíduos e projetos de energias renováveis. Facilitar a troca de conhecimentos sobre planeamento urbano sustentável e conservação da biodiversidade.
*Desporto e Atividades Recreativas*: Promover o bem-estar comunitário, através de programas desportivos conjuntos, torneios e desenvolvimento de infraestruturas. Partilhar conhecimentos em ciência do desporto e metodologias de treino.
*Turismo e Promoção Regional*: Criar campanhas promocionais conjuntas para atrair turistas e divulgar o património único de ambas as cidades. Desenvolver pacotes e itinerários turísticos interculturais.
*Resiliência*: Colaborar na redução de riscos de desastres, planeamento de respostas a emergências e iniciativas para a construção mais resistente.
*Colaboração Agroalimentar*: Troca de informações no domínio da investigação e melhores práticas no setor agroalimentar.
*Gastronomia*: Facilitar a participação da indústria alimentar em eventos.
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, fez uma breve apresentação do concelho albicastrense, enumerando as suas principais caraterísticas, as suas potencialidades e os elementos patrimoniais que tão bem caraterizam a região, com destaque para o Bordado de Castelo Branco, as obras de Manuel Cargaleiro, a Natureza e os produtos endógenos.
O Autarca referiu que “este é o primeiro passo para aprofundarmos a relação entre Castelo Branco e João Pessoa, em diferentes domínios, seja na Cultura ou no Artesanato, enquanto elemento central, seja em elementos económicos, tendo em vista o progresso das terras”.
“Estamos disponíveis para interagir com o Município de João Pessoa, que se encontra em forte expansão, económica e demográfica, e tentar perceber as suas dinâmicas para continuarmos a lutar no sentido de contrariar a tendência de saída dos mais jovens e conseguir a permanência dos que têm mais idade”, afirmou Leopoldo Rodrigues, que terminou o seu discurso sublinhando que “temos muitas expectativas nesta relação com João Pessoa e naquilo que ela possa trazer para todos”.
Por sua vez, o Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena Filho, mostrou a sua “satisfação e honra nesta geminação que tem motivo nas raízes e na Cultura” e frisou que “a partilha da língua [portuguesa] vai favorecer esta ligação”.
O político brasileiro também enalteceu os pontos fortes de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, com cerca de 800 mil habitantes e que, nos últimos 6 anos, ganhou mais 126 mil habitantes. Destacou, essencialmente, 3 áreas:
- Tecnologia: panorama tecnológico bastante avançado, “estando na palma da mão”, devido à digitalização dos serviços, podendo a atualização de todos os processos municipais ser consultada online; todos os alunos a partir do 3º ano têm acesso a um tablet; estão a ser desenvolvidos uns óculos que poderão fazer a leitura para pessoas invisuais.
- Educação: a partir do 1º ano todas as crianças têm ensino da 2ª língua; 11 mil alunos recebem uma bolsa mensal; existem 2.300 cuidadores que ajudam e dão assistência às crianças com necessidades especiais, nomeadamente, espetro do autismo.
- Habitação: medidas de apoio, como rendas baixas e isenção de impostos na primeira compra.
Cícero Lucena Filho considera que este Acordo vai facilitar “a vinda de empresários para cá” e “potenciar o que aqui há”, com o objetivo primordial de “melhorar a vida dos que cá moram”.
A Sessão Solene da Assinatura do Acordo de Geminação terminou com a entrega de lembranças, em especial de um exemplar do Bordado de Castelo Branco.