A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco (AHBVCB) recebeu uma nova ambulância de socorro tipo B, na passada sexta-feira, dia 18 de julho.
A entrega decorreu em frente aos Paços do Município, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues; de Dâmaso Rito, Presidente da AHBVCB; de Tiago Neto, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco; e alguns elementos da Corporação.
Esta aquisição surgiu na sequência de um pedido de apoio financeiro feito pela AHBVCB à Câmara Municipal de Castelo Branco, para reforço da sua frota operacional, que é essencial à prossecução da sua missão, mas que vai apresentando sinais de desgaste e envelhecimento que comprometem a fiabilidade e segurança dos serviços prestados.
O Autarca albicastrense afirmou que esta entrega formal é “um momento simbólico, mas muito importante, pois concretiza uma estratégia de renovação e reforço dos meios colocados à disposição dos Bombeiros para o auxílio da população”. Agradeceu também “o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, a sua disponibilidade e o seu profissionalismo em prol da comunidade”.
Leopoldo Rodrigues avançou, ainda, que em Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal, além da deliberação para o apoio financeiro a esta ambulância, foi também deliberada a comparticipação para a aquisição de um veículo especial de combate a incêndios, no âmbito de uma candidatura aprovada ao Programa Portugal 2030.
Por sua vez, Dâmaso Rito agradeceu, naturalmente, este “imprescindível apoio da Câmara Municipal, que tem sido um parceiro fundamental” e vincou que os elementos dos Bombeiros Voluntários possuem “elevada formação, adequada para responder a todas as situações”.
O trabalho desenvolvido pelos Bombeiros é de inegável importância para a segurança e bem-estar da população, sendo uma entidade com intervenção diária no território. A Corporação regista cada vez mais ocorrências, principalmente na área da emergência médica. Este ano, só até 31 de maio, a AHBVCB já tinha realizado 2.985 serviços de emergência pré-hospitalar, o que corresponde a uma média de cerca de 19,77 serviços diários.
Atenta a esta realidade, a Direção da AHBVCB tem procurado, através de diversas candidaturas e contactos institucionais, renovar e reforçar os seus meios operacionais.