A Câmara Municipal de Castelo Branco associa-se, mais uma vez, ao exercício ‘A Terra Treme’, promovido pela ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.
A 13ª edição desta ação decorre no dia 5 de novembro, às 11h05, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.
A iniciativa tem como objetivo informar e sensibilizar a população para o risco sísmico e destacar a importância de comportamentos simples, mas essenciais, que podem salvar vidas.
O exercício tem a duração de 1 minuto e incentiva os participantes a praticar os 3 gestos que salvam em caso de sismo: baixar, proteger e aguardar.
Pela importância que este exercício representa no incremento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa e a Câmara Municipal de Castelo Branco, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vão organizar a ação principal deste exercício a nível sub-regional, em conjunto com os Agentes de Proteção Civil e demais Organismos e Entidades parceiras.
A iniciativa terá lugar no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, e contará com a participação de cerca de 700 crianças do 1º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas Nuno Álvares, Amato Lusitano e Afonso de Paiva e também do Centro Social Padres Redentoristas.
No decorrer desta atividade, irão ser promovidas sessões de sensibilização sobre a temática do risco sísmico para a comunidade escolar e será dinamizado o exercício ‘A Terra Treme’, seguido de exercício de evacuação para o ponto de encontro definido.
Além das escolas, a ANEPC tem procurado alargar a reflexão e o debate sobre o risco sísmico e sobre o conhecimento dos comportamentos a adotar antes, durante e após um sismo a outros sectores da sociedade civil.
Nesse sentido, a realização deste exercício no Cine-Teatro Avenida revela-se fundamental para garantir a segurança de todos os trabalhadores e utentes daquele edifício municipal, permitindo testar e melhorar os planos de emergência, identificar pontos vulneráveis e treinar comportamentos.
A participação neste simulacro demonstra o compromisso da Autarquia albicastrense com a segurança e a resiliência da comunidade: a preparação é a melhor forma de reduzir riscos e responder de forma eficaz a uma situação real.
Durante a manhã do dia 5 de novembro, também estará instalada, na zona da Devesa junto ao antigo Quartel de Cavalaria, uma exposição estática de recursos, valências e capacidades das várias Entidades, que poderá ser visitada por toda a população.
Todos podem participar no exercício ‘A Terra Treme’, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), em qualquer local onde se encontrem.
Para que se possa acompanhar a adesão de participantes em todo o país, estes devem fazer o seu registo no site www.aterratreme.pt