A Câmara Municipal de Castelo Branco e a Junta de Freguesia de Almaceda assinaram um Contrato Interadministrativo para apoio à aquisição de uma viatura usada de 9 lugares, destinada a servir a Associação Cultural e Recreativa Grupo de Bombos de Almaceda.
No âmbito deste contrato, foi concedido um apoio financeiro no valor de 9.152,73€ (nove mil cento e cinquenta e dois euros e setenta e três cêntimos) para ajudar a suportar as despesas inerentes à cedência da carrinha, dando melhores condições para a continuidade do trabalho que esta Associação desenvolve na promoção da cultura e das tradições locais e na dinamização do concelho.
A assinatura do Contrato Interadministrativo e a entrega oficial da viatura tiveram lugar durante o Convívio de Reis, organizado pela Associação Grupo de Bombos de Almaceda, no passado sábado, 10 de janeiro, perante a comunidade local. O documento foi assinado por Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e por Gabriel Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Almaceda.
Perante um salão cheio, Simone Mendes, Presidente da Associação Cultural e Recreativa Grupo de Bombos de Almaceda, relembrou o falecido Carlos Matias, o pifarista que, ao longo de muitos anos, foi membro identitário deste Grupo.
Seguiu-se uma homenagem aos fundadores da Associação - Augusto Mendes, Aníbal Martins e Vítor Roque - e a entrega de uma lembrança simbólica.
Gabriel Martins agradeceu o apoio concedido pela Autarquia albicastrense, aproveitando para referir outras obras, intervenções e ajudas consideradas necessárias para o desenvolvimento da freguesia.
Por sua vez, Leopoldo Rodrigues destacou que a empreitada do bar de apoio à praia fluvial de Almaceda se encontra em fase de conclusão, que a construção da ETAR de Almaceda está a decorrer a bom ritmo e anunciou, para breve, a ampliação do cemitério da aldeia, uma vez que estão reunidas as condições necessárias, com o projeto já elaborado e a disponibilização de uma parcela de terreno por um morador.
O Município de Castelo Branco considera fundamental rentabilizar os meios disponíveis, promovendo a cooperação e a solidariedade institucional, com especial atenção à necessidade de encontrar respostas eficazes para os problemas com que, diariamente, as Juntas de Freguesia são confrontadas, reafirmando a total disponibilidade para colaborar com todas as associações.
Recorde-se que o Contrato Interadministrativo agora assinado, tinha sido aprovado por unanimidade na Reunião de Câmara realizada a 3 de outubro de 2025 e na Sessão da Assembleia Municipal de 10 de novembro de 2025.