A Câmara Municipal de Castelo Branco ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil às 7h30 de quarta-feira, 28 de janeiro, na sequência da passagem da Depressão Kristin.
Registaram-se diversos estragos em todo o concelho, provocados pelas condições meteorológicas adversas, nomeadamente vento forte e precipitação intensa.
Entre as principais ocorrências, verificaram-se cortes e condicionamentos de estradas, devido à queda de árvores, ramos e outros detritos, bem como vários danos em infraestruturas, edifícios e equipamentos públicos.
As equipas municipais e Juntas de Freguesia, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, Serviços Municipalizados, Bombeiros, GNR, PSP e outras entidades, têm estado no terreno desde os primeiros momentos, a proceder à reposição possível das condições de acesso e segurança.
O Município definiu como prioridade a desobstrução das vias rodoviárias, garantindo a devida circulação, e a segurança de pessoas e bens, nomeadamente tendo tomado a decisão de encerrar todos os estabelecimentos escolares do concelho.
Durante a manhã, houve reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, de forma a fazer um ponto de situação e definir as melhores formas e estratégias de acompanhamento da situação.
O Município vai realizar um levantamento exaustivo dos danos causados, com o objetivo de avaliar o impacto da depressão atmosférica e planear as intervenções necessárias à normalização da situação, salvaguardando sempre a segurança das populações.
A Câmara Municipal agradece a colaboração e compreensão dos munícipes e apela à adoção de comportamentos prudentes, recomendando especial atenção à circulação em zonas arborizadas ou ainda afetadas pelas consequências da intempérie, tendo em conta que a normalidade poderá ainda levar vários dias a ser reposta.
Para as próximas horas, ainda se prevê precipitação, por vezes forte, e vento com possibilidade de rajadas.