O Município de Castelo Branco participou na 4ª edição da Lisbon Food Affair, que decorreu de 9 a 11 de fevereiro, na FIL - Parque das Nações, em Lisboa, valorizando a produção local, a inovação e a sustentabilidade.
A excelência e a autenticidade dos produtos endógenos da região destacaram-se neste certame dedicado ao sector agroalimentar, junto de compradores nacionais e internacionais.
No stand do Município albicastrense, estiveram em exposição diversos produtos de várias marcas e entidades: Candeio da Cortinha, CATAA - Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, Conserveira do Interior | Bem Amanhado - Conservas de Peixe do Rio, Humiverso, Kiwa Sativa - Certificação, Ludovico Antunes Dias, Quinta das Olelas, Queijaria Sabores da Soalheira, Veracruz Almonds, Vinhos Raya e XIXA Biltong.
Durante 3 dias, os representantes de Castelo Branco foram oradores em inúmeras TALKS LFA, partilhando saberes e conhecimentos; participaram em reuniões com compradores de todo o mundo; e aumentaram a sua rede de contactos, impulsionando as oportunidades de negócio e a entrada em novos mercados.
→ Prémio INOVAÇÃO na categoria ‘Food & Beverage’
A Conserveira do Interior, representada por Leonel Barata, foi a vencedora do LFA INNOVATION, na categoria ‘Food & Beverage’: a Carpa Fumada com Óleo e Sementes de Cânhamo foi distinguida como o produto mais inovador em participação na Lisbon Food Affair 2026.
O LFA INNOVATION é um espaço dedicado à apresentação de produtos, serviços ou equipamentos disruptivos lançados recentemente no mercado, oferecendo uma oportunidade única para ampliar a notoriedade de marcas e produtos.
O júri da competição era constituído por membros de várias entidades do setor agroalimentar, nomeadamente a FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares, APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, Instituto Superior de Agronomia - LEAF Project, Inovcluster e revistas técnicas.
→ Visita do Ministro da Agricultura
Na terça-feira, dia 10, o Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, visitou o stand do Município de Castelo Branco, onde teve a oportunidade de degustar algumas iguarias e conhecer alguns dos melhores produtos que se fazem na região da Beira Baixa.
A Lisbon Food Affair assume-se como um impulsionador do setor alimentar português, reforçando os pilares estratégicos da internacionalização, inovação, sustentabilidade e valorização da produção nacional.
Composta por 3 salões - Food & Beverage, Horeca e Technology - esta feira é um ótimo palco para apresentar novidades ao mercado, lançar novos produtos e marcas, com a possibilidade de estabelecer contatos de negócios a nível internacional.
Este ano, estiveram presentes mais de 200 empresas, nacionais e internacionais, que representam um universo alargado de marcas e soluções do sector agroalimentar.
A programação do evento foi bastante diversificada, integrando conferências, reuniões, showcookings e demonstrações tecnológicas.