O Município de Castelo Branco aderiu ao Pacto para a Economia Circular no Centro, uma iniciativa promovida pela CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, alinhada com as prioridades europeias e nacionais para a transição para um modelo económico mais sustentável e circular.
A formalização da adesão decorreu na cerimónia da 3ª edição do Pacto para a Economia Circular no Centro, que teve lugar no Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa-a-Nova.
A iniciativa reuniu mais de 200 entidades, entre as quais o Município de Castelo Branco, representado pela Vice-Presidente Sónia Mexia e pelo Chefe da Divisão de Ambiente, Alterações Climáticas e Qualidade de Vida, Romeu Fazenda.
Enquanto subscritor, o Município de Castelo Branco assumiu o compromisso de desenvolver duas ações concretas, integradas na Comunidade de Prática de Economia Urbana Circular:
- Separação e tratamento de biorresíduos, através de processos de compostagem, com vista à produção de um composto fertilizante e à valorização de resíduos orgânicos;
- Produção de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos, aplicados em meio urbano, promovendo a eficiência energética e a utilização de energias renováveis.
As ações devem ser realizadas durante o período de vigência da 3ª edição do Pacto: de 1 de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2027.
Com esta adesão, Castelo Branco reforça o seu compromisso com a economia circular, contribuindo para a valorização do território, a redução do desperdício, a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população, em linha com a Agenda de Economia Circular do Centro e o Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal.
Cada entidade subscritora assume o compromisso de desenvolver, pelo menos, uma ação que contribua para a transição para uma economia mais circular na região, enquadrada no âmbito de uma das 7 Comunidades de Prática (CdP) existentes, que consistem em espaços colaborativos de partilha e disseminação de informação:
- CdP Investigação Científica e Tecnológica
- CdP Consumo Responsável, Sensibilização e Envolvimento Social
- CdP Produção Sustentável e Uso Eficiente de Recursos
- CdP Compras Públicas Circulares
- CdP Educação e Capacitação
- CdP Digitalização
- CdP Economia Urbana Circular