Link para página

Este site utiliza cookies que facilitam a navegação ou o registro e a captura de dados estatísticos.
A informação armazenada nos cookies é utilizada exclusivamente pelo nosso site Ao navegar com os cookies ativos consente a sua utilização.

Município de Castelo Branco homenageia tetracampeões nacionais de Boccia do Desporto Escolar

26 jun, 2026

A Câmara Municipal de Castelo Branco prestou uma simbólica homenagem aos atletas Gabriela Lúcio e José Freire, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, que se sagraram Tetracampeões Nacionais de Boccia nos Campeonatos do Desporto Escolar realizados no distrito de Aveiro.

A receção realizou-se esta quinta-feira, dia 25 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e visou reconhecer o percurso dos atletas e o trabalho desenvolvido pela APPACDM na promoção da inclusão através da prática desportiva.

Esta homenagem assinalou o reconhecimento do Município pelo mérito desportivo da equipa de pares da APPACDM de Castelo Branco que alcançou o título de campeã nacional de Boccia no âmbito do Desporto Escolar pelo 4º ano consecutivo e também a Medalha de Prata conquistada pelo atleta José Freire, na categoria I1 (jogadores de cadeira de rodas com calha), tendo perdido apenas 1 jogo com o atleta representante de Lisboa e Vale do Tejo.

Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, destacou que estes resultados constituem um verdadeiro marco de excelência para o desporto adaptado do concelho, enaltecendo o talento, a perseverança e a dedicação dos atletas Gabriela Lúcio e José Freire.

É preciso muita força de vontade, determinação e qualidade para ser campeões como vocês são. Continuem a participar nas provas e a trazer bons resultados. No desporto temos de saber ganhar e saber perder e, no dia em que os resultados não forem tão bons, nós continuaremos a apoiar-vos. Mas com o vosso talento e sendo já tetracampeões, tenho a certeza de que os resultados continuarão a ser positivos”, afirmou o Autarca.

Maria de Lourdes Pombo, Presidente da APPACDM de Castelo Branco, manifestou o orgulho da instituição pelo percurso alcançado pelos atletas: “Nestes Campeonatos do Desporto Escolar participam escolas do país e, por isso, para nós é um orgulho muito grande que os campeões nacionais sejam os nossos atletas”, referiu, acrescentando que “eles estão muito felizes, não só pelo que conquistaram, mas também pelo reconhecimento que recebem nesta homenagem promovida pela Câmara Municipal”.

A dirigente agradeceu igualmente o apoio contínuo do Município, que tem permitido assegurar a participação da equipa nas diversas competições, bem como a disponibilidade de um elemento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) que acompanhou os atletas durante o período em que o técnico Pedro Pires esteve ausente em licença de parentalidade. Na ocasião, lançou ainda o desafio para que as AEC possam vir a ser implementadas também na escola da APPACDM.

Importa recordar que, em 2025, a Câmara Municipal de Castelo Branco celebrou um Protocolo de Comparticipação Financeira com a APPACDM, através do qual apoiou a aquisição de equipamento específico para a modalidade, num investimento de cerca de 2.800€. O apoio permitiu a compra de um conjunto de bolas de Boccia homologadas e de uma calha de lançamento adaptada e igualmente homologada para competição.

Este equipamento revelou-se determinante para o desenvolvimento técnico dos atletas, permitindo uma preparação mais adequada às suas necessidades e contribuindo para o elevado desempenho alcançado em treino e competição.

Este foi o 10º ano consecutivo que a APPACDM de Castelo Branco participou nos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar, sendo os atletas albicastrenses acompanhados tecnicamente por Lurdes Miranda, Pedro Pires e Raquel Correia.

O evento desportivo reuniu cerca de mil alunos e 160 professores de todo o país, nas modalidades de Atletismo, Badminton, Boccia, Futsal, Natação, Canoagem, Ténis de Mesa e Voleibol, afirmando-se como um dos maiores eventos nacionais dedicados ao desporto escolar e inclusivo.