Com cerca de 300 participantes inscritos e vagas esgotadas em apenas 10 dias, a ‘Albicelestial - Noite de Ciência e Astronomia’ revelou-se um sucesso de público no Parque do Barrocal.
O evento, organizado pelo Município de Castelo Branco, foi conduzido pelo investigador Miguel Gonçalves, em colaboração com Diogo de Magalhães Sant’Ana.
Como destacou Miguel Gonçalves, natural de Castelo Branco, a astronomia continua a ser “uma temática que apaixona todas as gerações”, impulso reforçado pelas impressionantes imagens captadas pelos modernos telescópios espaciais.
A iniciativa teve início no Castelo, onde cerca de 90 participantes integraram a sessão de observação solar segura. Utilizando telescópios equipados com filtros especiais, o público pôde examinar a luz do sol detalhadamente nas suas componentes vermelha, azul e verde.
Ao início da noite, a programação transferiu-se para o Parque do Barrocal com a palestra ‘10 Imagens, Imensas Histórias’, que reuniu perto de 200 pessoas numa viagem pelos marcos da astronomia e da exploração espacial. Seguiu-se a observação noturna do céu através de telescópios, permitindo visualizar a lua.
Miguel Gonçalves salientou que o Parque do Barrocal “reúne excelentes condições para a astronomia observacional devido ao seu relevo plano e à amplitude de visão de todos os quadrantes do céu. A meteorologia, esta noite, acabou por não ser uma nossa aliada, mas o carinho e entusiasmo de tantos foi contagiante e comovente”.
“Saúdo efusivamente o Município de Castelo Branco por esta aposta e quero acreditar que teremos futuramente mais sinergias. A Beira Baixa tem uma potencialidade gigante neste namoro entre o céu e o território, a cultura e a educação e cá estarei para acarinhar este imenso território”, concluiu.