Link para página

Este site utiliza cookies que facilitam a navegação ou o registro e a captura de dados estatísticos.
A informação armazenada nos cookies é utilizada exclusivamente pelo nosso site Ao navegar com os cookies ativos consente a sua utilização.

PR1 - Rota da Gardunha

O percurso pedestre inicia-se à entrada de Louriçal do Campo (470m de altitude). Passando pela Igreja Matriz de S. Bento (séc. XVI), as ruas sucedem-se até sair, por entre hortas e olivais, na direção das abas da serra.

O périplo por entre muros de pedra solta leva ao cruzamento de um pinhal. Atinge-se então o caminho para o alto da serra, que passa junto ao alto da cruz jesuíta serpenteando por entre o caos de bolas. A vegetação diversifica-se com a presença de grandes sobreiros e de manchas de carvalho-negral. Numa curva surge o cruzamento que permite encurtar o percurso através da variante PR1.1 e que dá acesso a interessantes parques de merendas/miradouros, no sentido de Casal da Serra.

A variante mais longa sobe agora na direção da Baldeira, passando por um parque de merendas e por vias de escalada equipadas.

No cruzamento para Castelo Novo, surge um dos miradouros mais famosos da Gardunha, com uma panorâmica imensa sobre o anfiteatro de Castelo Novo.

Mais à frente, é o reino das formas graníticas, verdadeiros monumentos geológicos, no alto do castelo Velho (1443 m). A partir daqui, o caminho desce na direção de Casal da Serra, cruzando numerosas nascentes e captações de água. Junto da casa dos Serviços Municipalizados, um trilho leva à magnifica garganta do Ocreza, onde levadas de pedra permitem o acesso a recônditas piscinas naturais de águas cristalinas separadas por belas quedas de água e a 18 azenhas escondidas no meio da diversidade exuberante da flora ripícola.

Alcança-se Torre, e cruzando o rio, atinge-se Louriçal pela rua de São Sebastião, por entre hortas e caminhos ladeados por grandes muros de pedra solta.

Código - PR1CTB
Local de Partida/Chegada - Louriçal do Campo
Âmbito - Desportivo, cultural, ambiental e paisagístico
Tipo de Percurso - Pequena Rota, por caminhos rurais e tradicionais, trilhos e levadas
Época aconselhada - Todo o ano.
O PR1 - Rota da Gardunha é um percurso pedestre de pequena rota marcado, nos dois sentidos, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Distância: 17,4 km (Existe uma variante de 9km marcada com PR1.1)
Duração: 5h
Desníveis: acentuados
Ligações: GR22 - Rota das Aldeias Históricas
Nível de Dificuldade: Elevada

PR1_CTB.kml

PR1_CTB.gpx

PR2 - Caminho do Xisto de Martim Branco

O percurso tem início na entrada da aldeia, entre a malha urbana, e passa junto à Casa de Artes e Ofícios. Após as últimas casas atravessa se a ribeira numa pequena ponte de ferro e, tomando os carreiros que atravessam a várzea, é possível seguir ao longo das levadas, contemplar um açude e observar belas mesclas de olival, medronhal e azinhal.

Mais adiante voltamos a atravessar a ribeira na ponte da Volta, entrando num novo trilho que acompanha uma levada vinda de um açude cimeiro. Subindo cerca de 30 metros percorremos a Levada Nova até ao seu açude, onde um carreiro nos conduz a um caminho florestal.

Alcançamos uma encruzilhada onde um pontão nos encaminha para Porto da Vila. Seguindo por este trilho descobrimos novamente o corredor ripícola da ribeira de Almaceda e somos envolvidos por uma paisagem de pequenas hortas, os olivais e as tradicionais casas em xisto. Voltamos a atravessar a ribeira numas poldras, encaminhando-nos pelo trilho florestal até à aldeia de Almaceda, onde o seu jardim ribeirinho e praia fluvial convidam a um merecido descanso. Como alternativa ao percurso principal foi criada uma variante de menor extensão (PR2.1). Após o atravessamento da ponte da Volta percorremos a "Levada dos Moinhos" passando pelo antigo núcleo moageiro em direcção a Martim Branco.

Código - PR2CTB
Local de Partida/Chegada -  Martim Branco / Almaceda
Época aconselhada - Todo o ano.
O PR2 - Caminho do Xisto de Martim Branco é um percurso pedestre de pequena rota marcado, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Distância: 9,5 km (Existe uma variante de menor extensão PR2.1)
Duração: 5h
Desníveis acumulado: 126 m (subida)

PR2_CTB.kml

PR2_CTB.gpx

PR3 - Caminho do Xisto das Sarzedas

O percurso tem início na aldeia, junto à Capela de Santo António, com uma primeira parte urbana onde é possível apreciar as ruas ladeadas de casas brasonadas.

Chegados à Capela de S. Sebastião percorremos uma calçada Romana até ao Campanário e Igreja Matriz. Ainda na vila continuamos até à Fonte, local onde antigamente os habitantes iam buscar água e onde ainda existe um lavadouro. A partir daqui embrenhamo-nos num ambiente natural através de uma pequena vereda que atravessa pinheiros, sobreiros e carvalhos até chegarmos a Almoinhas e Rapoula. Encontramos então o “Monte dos Afonsos”, lugar onde habitou uma família com este nome e onde o casario de xisto se mantém muito bem conservado.

A próxima paragem é em Gatas, que nos oferece uma vista deslumbrante sobre a Ribeira da Magueija e campos ainda cultivados nas suas margens, onde oliveiras seculares adornam pequenas hortas. É aqui que se situam as antigas Minas de Volfrâmio, que segundo os antigos relatos, era vendido para a Alemanha por altura da II Guerra Mundial. Avançando mais um pouco conseguimos vislumbrar todo o Vale da Santa, onde fica a Capela de Santa Maria Madalena, encontrando na descida vestígios da antiga exploração mineira. Surge-nos a Fonte Santa, assim chamada porque a água nunca seca e lhe serem reconhecidos milagres. A partir daqui o percurso é feito entre hortas, riachos e ribeiros.

Já próximo do final atravessamos um carvalhal povoado de árvores seculares e regressamos ao local de partida.

Código - PR3CTB
Local de Partida/Chegada -  Sarzedas
Época aconselhada - Todo o ano.
O PR3 - Caminho do Xisto de Sarzedas é um percurso pedestre de pequena rota marcado, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Distância: 14,8 km
Duração: 4h20 mint
Desnível acumulado: 402 m (subida)

PR3_CTB.kml

PR3_CTB.gpx

PR4 - Rota da Marateca

Percurso circular com início no Largo de Santo António, na vila da Soalheira.

Sobe-se para o centro da vila seguindo a rua que nos leva a Louriçal do Campo. Junto a um chafariz vira-se à esquerda ao encontro de caminhos rurais que nos levam pelas Quintas do Serrado e da Água D'Alto, onde se atravessa a Ribeira do Mioso. Deixam-se as pequenas hortas que são substituídas por grandes campos de pastagem e culturas de sequeiro, onde os rebanhos são presença constante.

Segue-se até a um caminho alcatroado que se atravessa em direção à Albufeira de Santa Águeda. Antes de chegar à ponte sobre o Ocreza, vira-se à esquerda por uma vereda e continua-se pela orla da albufeira.

Aqui encontram-se velhos carvalhos onde nidificam, em grande número, várias espécies de aves migratórias. Este local é de grande interesse para a observação da avifauna. Seguindo para Norte, continua-se a vislumbrar o imenso plano de água e algumas aves aquáticas que por ali passeiam. Deixa-se a albufeira e, após atravessar a pequena ponte sobre a Ribeira do Mioso, segue-se até ao caminho alcatroado. Percorre-se este caminho cerca de 500 metros e vira-se à esquerda por um caminho rural. Voltamos a entrar no mundo das pequenas hortas muradas que nos conduzem de regresso à Soalheira.

ATENÇÃO:
Não é recomendável realizar a Rota com a Barragem nos níveis máximos, sendo apenas recomendado para o fim da Primavera, o Verão e o início do Outono.

Código - PR4 FND-CTB
Local de Partida/Chegada -  Soalheira
Época aconselhada - Todo o ano.
O PR4 - Rota da Marateca é um percurso pedestre de pequena rota marcado, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Distância: 14 km
Duração: 3h30 mint
Desnível acumulado: 100 m (subida)

PR4_CTB.kml

PR4_CTB.gpx

PR6 - Rota Poço dos Sinos – Sarzedas

PR6O percurso circular do Poço dos Sinos tem início junto da Casa do Povo da Grade, localidade de gentes afáveis e daí segue por entre olivais e pequenas hortas familiares até à aldeia de Casal Novo.

Nesta aldeia o silêncio reina, o casario desabitado, mas conservado, recebe quem por lá passa. Seguimos para o pinhal, pelas margens da ribeira entre salgueiros e amieiros, entre matos e oliveiras centenárias esquecidas pelos donos, que outrora delas tiravam rendimento, em direção à Ribeira da Magueija.

O caminho leva-nos ao encontro da Ribeira do Goulo. Também aqui a natureza já tomou o lugar do olival tradicional plantado pelos antepassados de quem ainda hoje mora nas aldeias vizinhas. É nesta Ribeira que mais à frente vamos encontrar a Ponte do Poço dos Sinos que tem lendas e historias para descobrir junto de quem as sabe contar. A Capela de St. Ildefonso é a nossa próxima paragem, depois de ficar para trás a companhia das oliveiras e sobreiros plantados pelo homem.

De St. Ildefonso regressamos à Ribeira que alberga na margem o velho lagar do qual restam apenas as galgas que moíam as azeitonas. Vamos encontrar o Moinho do Pereiro e o Moinho do Casal Novo onde podemos entrar e aprender como era moído o cereal. Estamos agora de volta à Grade e aos seus campos cultivados onde termina este percurso, no mesmo local de onde partimos.

Código - PR6CTB
Local de Partida/Chegada - Casa do Povo de Grade
Coordenadas - N39° 54' 42.770'' W007° 40' 50.810''
Época aconselhada - Todo o ano.
O PR6 - Caminho dos Sinos é um percurso pedestre de Pequena Rota, marcado segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Distância: 11,5 km
Duração: +/- 3h
Desnível Acumulado: 197 m
Tipo de Percurso: Circular
Altitude: max:340m min: 251

PR6_CTB.kml

PR6_CTB.gpx

PR7 - Rota dos Lagares – Almaceda

PR7O caminho pela Rota dos Lagares é circular e leva-nos a conhecer antigos lagares de azeite, tradicionalmente conhecidos por Lagares de Varas. Iniciamos o percurso em Almaceda próximo das ruinas do primeiro lagar de varas que iremos encontrar ao longo do trajeto.

Seguimos agora ao longo da ribeira de Almaceda que alberga nas suas margens olivais e pequenas hortas familiares primorosamente cultivados. É nesta ribeira que pouco depois de sair de Almaceda encontramos o segundo lagar de varas, também este quase em ruinas mas onde ainda podemos ver todas as peças constituintes do lagar através das suas janelas entreabertas.

Deixamos para trás os campos agrícolas e retomamos o caminho por entre pinhal e novas plantações florestais que nos levará ao último lagar deste percurso. Estamos agora no lagar de Rochas de Cima recentemente recuperado para que possa ser visitado e dar a conhecer aos seus visitantes o processo de extração de azeite mais utilizado na Beira Baixa antes de surgirem processos mais recentes e industrializados.

A viagem segue e leva-nos de visita a Rochas de Cima antes de rumar à aldeia de Violeiro. Nesta aldeia é paragem obrigatória a fonte de mergulho de águas frescas e cristalinas que durante anos, ainda no século passado, foi local de abastecimento publico.

Continuamos agora a nossa viagem por caminhos florestais, tantas vezes percorridos pelos resineiros, que nos levam de novo a Almaceda e ao final desta rota.

Código - PR7CTB
Local de Partida/Chegada - Começa perto do edifício da Junta de Freguesia de Almaceda e acaba no mesmo ponto, ou então poderá começar junto ao campo de futebol de Rochas de Cima.
Coordenadas - N40° 00' 30.461'' W007° 39' 44.056''
Âmbito - Desportivo, cultural, ambiental e paisagístico
Tipo de Percurso - Percurso em oito de Pequena Rota, com um troço cental comum.
Época aconselhada - Todo o ano.
O PR7 - Rota dos Lagares é um percurso pedestre de Pequena Rota, marcado segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Distância: 15 km
Duração: 4h15
Desnível Acumulado: 537 m
Tipo de Percurso: Circular
Altitude: max:553m min: 339m
Nível de Dificuldade: Fácil (Nível 2)

PR7_CTB.kml

PR7_CTB.gpx

PR8 - Rota dos Moinhos – Almaceda / Sarzedas

PR8O Percurso dos Moinhos tem início em Martim Branco, interessante aldeia em xisto que faz parte do roteiro das Aldeias do Xisto de Castelo Branco.

Saímos de Martim Branco rumo à aldeia de Camões onde por pinhais chegamos ao local onde a paisagem humanizada com novas plantações de oliveira são a prova de novos investimentos e do não abandono do espaço rural.

Deixamos para trás as passadouras da ribeira da Magueija junto à aldeia Camões e seguimos para Malhada do Cervo percorrendo as antigas levadas que levavam a água aos terrenos outrora cultivados.

Chegados a Malhada do Cervo seguimos para a Ribeira da Magueija. É aqui que podemos ver mais um moinho de rodizio, junto à ponte que nos leva à margem direita da ribeira. Este moinho com telhado de xisto, embora atualmente esteja revestido de cimento, é exemplo do tipo de construção local que utilizava os materiais disponíveis na natureza.

De regresso a Martim Branco o nosso percurso continua entre pinhal que nos levará à Ribeira do Goulo, local onde ainda podemos ver oliveiras centenárias já cobertas de mato dando a entender que a mãe natureza tomou conta do olival tradicional plantado pelo homem. A parte final do percurso é feita por caminhos florestais ladeados por floresta e terrenos agrícolas que nos levam ao ponto inicial do nosso passeio.

Código - PR8CTB
Local de Partida/Chegada - Tem o seu início e fim na entrada da aldeia do Xisto junto do local onde se inicia o existente Caminho do Xisto de Martim Branco, pela ribeira de Almaceda.
Coordenadas - N39° 56' 51.936'' W007° 37' 38.115''
Âmbito - Desportivo, cultural, ambiental e paisagístico
Tipo de Percurso - Percurso em oito de Pequena Rota, com um troço cental comum.
Época aconselhada - Todo o ano.
O PR8 - Rota dos Moinhos é um percurso pedestre de Pequena Rota, marcado segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Distância: 23,5 Km Variante: 2,2km
Duração: 6h
Desnível: Acumulado 424m Desnível Variante: Acumulado 78m
Tipo de Circuito: Circular
Altitude máx: 344m min:233m
Altitude Variante: máx:326m min:254m
Nível de Dificuldade: Fácil (Nível 2)

PR8_CTB.kml

PR8_CTB.gpx

PR9 - Rota Ribeira da Magueija – Sarzedas

PR9O Percurso da Rota da Ribeira da Magueija é linear e não muito longo. Dá a conhecer três aldeias da freguesia de Sarzedas e pode ser realizado no sentido Rapoula – Malhada do Cervo ou Malhada do Cervo – Rapoula.

Neste caso o caminho realizado teve inicio em Rapoula, aldeia pitoresca de casario disperso mas de gentes que sabem e gostam de receber quem chega de fora. Seguiremos agora ao longo da margem direita da ribeira da Magueija. É neste percurso que encontramos um conjunto de casas desabitadas a que chamam “Penteado”.

Deixamos para trás Rapoula e Penteado em direção a Azenha de Baixo onde chegaremos por trilhos e campos agrícolas.

Para chegar ao nosso próximo destino, Malhada do Cervo, tomamos o caminho que nos leva ao interior do pinhal, deixando para trás a ribeira da Magueija.

Código - PR9CTB
Local de Partida/Chegada - Largo da Igreja de Rapoula / Casa do Povo de Malhada do Cervo
Coordenadas (Rapoula) - N39° 52' 26.385'' W007° 41' 10.314''
Local de Partida/Chegada - Casa do Povo de Malhada do Cervo / Largo da Igreja de Rapoula
Coordenadas (Malhada do Cervo) - N39° 53' 19.446'' W007° 39' 50.410''
Época aconselhada - Todo o ano.
O PR9 - Rota Ribeira da Magueija é um percurso pedestre de Pequena Rota, marcado segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.