PR9O Percurso da Rota da Ribeira da Magueija é linear e não muito longo. Dá a conhecer três aldeias da freguesia de Sarzedas e pode ser realizado no sentido Rapoula – Malhada do Cervo ou Malhada do Cervo – Rapoula.

Neste caso o caminho realizado teve inicio em Rapoula, aldeia pitoresca de casario disperso mas de gentes que sabem e gostam de receber quem chega de fora. Seguiremos agora ao longo da margem direita da ribeira da Magueija. É neste percurso que encontramos um conjunto de casas desabitadas a que chamam “Penteado”.

Deixamos para trás Rapoula e Penteado em direção a Azenha de Baixo onde chegaremos por trilhos e campos agrícolas.

Para chegar ao nosso próximo destino, Malhada do Cervo, tomamos o caminho que nos leva ao interior do pinhal, deixando para trás a ribeira da Magueija.

Código - PR9CTB
Local de Partida/Chegada - Largo da Igreja de Rapoula / Casa do Povo de Malhada do Cervo
Coordenadas (Rapoula) - N39° 52' 26.385'' W007° 41' 10.314''
Local de Partida/Chegada - Casa do Povo de Malhada do Cervo / Largo da Igreja de Rapoula
Coordenadas (Malhada do Cervo) - N39° 53' 19.446'' W007° 39' 50.410''
Âmbito - Desportivo, cultural, ambiental e paisagístico
Tipo de Percurso - Pequena Rota, por caminhos rurais e tradicionais, trilhos e levadas
Época aconselhada - Todo o ano.
O PR9 - Rota Ribeira da Magueija é um percurso pedestre de Pequena Rota, marcado segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Distância: 4,5 km
Duração: +/- 1h20