Centro de Interpretação Casa do Rossio
O Centro de Interpretação Casa do Rossio é um espaço expositivo que procura preservar memórias e vivências do quotidiano rural, sendo uma referência identitária para as populações do concelho de Castelo Branco, em particular da freguesia da Lardosa.
Este espaço resulta da reabilitação, pela Câmara Municipal de Castelo Branco, de três edifícios contíguos da malha urbana antiga da rua do Rossio, na Lardosa. A reabilitação dos imóveis diligenciou a manutenção das fachadas originais em cantaria aparelhada de granito, na qual se destaca a data de 1682, no vão de um dos imóveis. Esta intervenção viabilizou a ligação interna dos três edifícios e o acesso ao edifício anexo do forno comunitário, que mediante marcação pode ser utilizado pela população em geral.
O Centro de Interpretação Casa do Rossio é dedicado ao tema “Vivências de outros tempos…” e tem como objetivo principal divulgar as tradições, ofícios e atividades rurais da freguesia da Lardosa, através de uma série de objetos e ferramentas expostas.
O espaço expositivo distribui-se por dois pisos, com uma mostra permanente, uma sala para exposições temporárias com caraterísticas multifuncionais, albergando ainda o forno comunitário.
O percurso expositivo da Casa do Rossio obedece a uma estrutura temática por núcleos, cujo circuito se inicia na Tasca, que outrora aqui existiu. No 1º piso seguem-se os núcleos do Trabalho do Campo, com destaque para a Cultura do Feijão-frade típica da freguesia, os Saberes e Sabores e as Artes e Ofícios. Está ainda, representada a vida quotidiana rural, com uma divisão dedicada à cozinha e um quarto anexo.