Hortas Sociais da Quinta do Chinco
HORTAS SOCIAIS DA QUINTA DO CHINCO
Situada entre dois Bairros da Cidade de Castelo Branco – Bairro da Carapalha e Ribeiro das Perdizes – a Quinta do Chinco, uma antiga exploração agrícola requalificada, passou a abarcar um projeto que contempla dinâmicas no âmbito do desenvolvimento social, da agricultura familiar e da sensibilização ambiental, denominado como Hortas Sociais da Quinta do Chinco.
Nas Hortas Sociais da Quinta do Chinco estimula-se a integração e a convivência social entre diferentes gerações, com idades, aptidões físicas e heranças culturais variadas, e onde se fomenta o espírito comunitário e a entreajuda.
Este espaço constitui também um apoio à subsistência das famílias e um complemento para a economia familiar, aspeto fundamental para famílias desfavorecidas e com baixos rendimentos, proporcionando-lhes, ainda, o acesso a uma alimentação mais variada e saudável.
Na realização das Hortas Sociais promovem-se as atividades de horticultura e floricultura em modo de produção biológica, a qual impede o uso de pesticidas e fertilizantes químicos sintéticos. Incentivam-se, assim, as práticas ancestrais de trabalho do solo, o uso e a partilha sustentável da água e o aproveitamento das características naturais das plantas para, em conjunto, ajudarem a proteger as culturas. Todos os utilizadores frequentam um Programa de Formação obrigatório, de forma de garantir a aquisição de competências para a prática da agricultura biológica e de cidadania nas Hortas Sociais.
No entanto, e, paralelamente à utilização das hortas, esta infraestrutura tem vindo a ser otimizada através da interação com a comunidade, indo para além do fim a que inicialmente se destinava.
Assim, têm vindo a ser desenvolvidas inúmeras atividades de carácter educativo, pedagógico e associativo, em plena comunhão com a comunidade envolvente, que visam a promoção e o incentivo da proteção do meio ambiente, dos recursos naturais, da saúde, de uma alimentação saudável, da vida ao ar livre e em comunhão com a terra.
Documentação
De forma a poder candidatar-se a esta medida deverá preencher o formulário para o efeito “Ficha de Candidatura - Hortas Sociais da Quinta do Chinco".
As inscrições neste projeto efetuam-se no Balcão Único de Atendimento do Município de Castelo Branco, ou enviam-se, mencionando em assunto “Candidatura às Hortas Sociais da Quinta do Chinco”, por via postal ou por correio eletrónico, para o endereço camara@cm-castelobranco.pt.
Câmara Municipal de Castelo Branco
Praça do Município
6000-458 Castelo Branco
Tlf: 272 330 330
Fax: 272 330 324
Email: camara@cm-castelobranco.pt
Horário Funcionamento Balcão Único:
09h00 às 12h30 - 14h00 às 16h30
Documentação