USALBI
Faz 11 anos que a Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) foi constituída sob o patrocínio da Câmara Municipal e integrada na Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo com qualidade de vida junto dos Albicastrenses.
Atualmente, a USALBI desenvolve atividades na cidade de Castelo Branco e em dezasseis freguesias do Concelho: Alcains, Almaceda, Cebolais e Retaxo, Escalos de Baixo, Escalos de Cima e Lousa, Freixial do Campo e Juncal do Campo, Lardosa, Louriçal do Campo, Malpica do Tejo, Monforte da Beira, Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede, Santo André das Tojeiras, São Vicente da Beira, Sarzedas e Tinalhas.
Envelhecer bem, tem de ser considerado cada vez mais um direito e, para isso, a Universidade Sénior conta com um corpo docente de 55 professores maioritariamente voluntários que lecionam 42 disciplinas.
A aprendizagem é fundamental para podermos envelhecer de forma harmoniosa do ponto de vista biopsicossocial e a oferta formativa da USALBI permite cumprir esse objetivo, pois o conjunto das várias disciplinas vai de encontro às aspirações dos alunos.
Em 2016, data a partir da qual ocorreu a descentralização da USALBI por diversas freguesias do Concelho, procurou-se abrir novos caminhos nos quais os alunos poderão adquirir novos conhecimentos, mas também partilhar a sua sabedoria e, cada vez mais, participar na vida da sua comunidade.
A USALBI também promove a cultura e as raízes albicastrenses através da atuação dos vários grupos (Adufes, Cavaquinhos, Grupo de Fados, Rancho Folclórico, Grupo de Teatro e Tuna Académica) que têm representado o Concelho em vários pontos do País. O mais importante é o empenho, a vontade, a sabedoria e a competência que os alunos poem na construção das mais variadas representações culturais.
Atualmente, frequentam a USALBI 1.327 alunos com as suas histórias de vida, com as suas aspirações e os seus sonhos. Todos eles são a razão de existir da Universidade Sénior.