O QUE É O BALCÃO ÚNICO?
O Balcão Único (BU) no Município de Castelo Branco é um espaço de atendimento presencial, multicanal e integrado, que visa a melhoria da prestação do serviço aos cidadãos e às empresas, permitindo, em simultâneo, a monitorização do serviço de atendimento e a implementação de uma dinâmica de constante melhoria dos serviços, em cumprimento da estratégia e objectivos da política nacional para a modernização administrativa e administração eletrónica.
É objetivo do Balcão Único centralizar num único ponto todo o atendimento do Município, equipado de recursos humanos e tecnologia que permitam um atendimento presencial de qualidade, que responda com rapidez, clareza e eficácia às solicitações e necessidades dos munícipes.
O Balcão Único disponibiliza 3 postos de atendimento e 1 posto de Tesouraria.
Local: Praça do Município | 6000-458 Castelo Branco
Tlf: + 351 272 330 330
Fax: + 351 272 330 324
Email: camara@cm-castelobranco.pt
Horário Funcionamento: 09h00 às 12h30 - 14h00 às 16h30
Neste espaço são disponibilizados os seguintes serviços:
Atendimento Geral
- Agendamento de reuniões para atendimento especializado
- Licenciamento Atividades Diversas:
- Realização de acampamentos ocasionais
- Exploração de máquinas de diversão
- Realização de queimadas / fogueiras populares e queimas
- Licenciamento de Atividades Ruidosas Temporárias
- Realização Atividades sócio-juvenis
- Cemitérios Municipais
- Pedido de direito à ocupação permanente de coval ou jazigo
- Pedido de licença para revestir o coval
- Informações diversas
- Certidões / Declarações / Atestados / Reproduções
- Certidão de livrete de ciclomotor / Certidão de Licença de condução de ciclomor
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia / L’attestation d’enregistrement du citoyen de l’Union Européenne / Registration certificate of the European Union citizen
- Controlo Metrológico – Pedido de verificação de instrumentos de mediação
- Dia da Defesa Nacional – Informações
- Realização de Espetáculos e Atividades Culturais
- Feiras e Venda Ambulante
- Mercados municipais
- Proteção ao relevo natural, solo arável e revestimento vegetal
- Publicidade
- Recintos itinerantes ou improvisados – Pedido de Licença e/ou Vistoria
- Reclamações e Inscrição para intervenção em reuniões da Câmara Municipal
- Licenciamento de Transporte de Aluguer em veículos ligeiros de passageiros
- Vistorias
- Locais de venda de animais de companhia em feiras e mercados
- Outras vistorias
- Pedidos de Inspeção e Re-inspeção de elevadores
- Habitação Social - Pedido de Habitações e Reparação de Habitações
- Processos de Contra-Ordenação
- Programa de Comparticipação de Medicamentos
- Outros Serviços
Urbanismo
Operações Urbanísticas -Loteamentos / Obras de Construção / Reconstrução / Alteração / Demolição / Obras de Urbanização e trabalhos de remodelação de terrenos
- Informação prévia (PIP)
- Licença
- Comunicação prévia
- Legalização
- Autorização de utilização/ alteração
- Obras Isentas de Controlo Prévio
- Licença especial de conclusão de obra
- Ocupação do espaço público
- Licença especial de ruído
Reabilitação Urbana
- Informações sobre as áreas de reabilitação urbana (ARU`s)
- Benefícios fiscais
- Certidões
- Pedido de vistoria
Instalação e Classificação de empreendimentos turísticos
- Parques de campismo
- Turismo de habitação
- Turismo no espaço rural com exceção dos hotéis rurais
Ascensores, Monta-Cargas, Escadas Mecânicas e Tapetes Rolantes
- Inspecção, reinspeção, selagem e desselagem
Instalação de Estações de Radiocomunicações/ Torres Eólicas e seus acessórios
Instalação de exploração de recursos geológicos
Instalações de postos de combustíveis e de armazenagem
Pedido de dispensa/ redução e/ou pagamento de taxas em prestações
Pedido de consulta e de cópias de processos
Certidões
- Abonatórias / execução de obras
- Cedências de áreas ao domínio público
- Compropriedade e / ou ampliação do número de compartes
- Constituição do prédio em Regime de Propriedade Horizontal
- Edifícios anteriores à publicação do RGEU
- Para efeitos de redução do IMI
- Termos de autenticação de cópias dos processos
Averbamentos - Alvarás/ Industrial da Construção Civil/ Técnicos/ Titulares do processo
Sistema de informação geográfica (SIG) /Toponímia
- Certidão de localização
- Certidão de atribuição de número de polícia
- Pedido de atribuição de topónimo
- Pedido de cartografia
Planos e ordenamento do território
- Pedidos de informação simples (PIS), no âmbito do RJUE;
- Informação no âmbito do RJIGT (Planos Municipais de Ordenamento do Território)
- Consulta pública dos Planos
- Participação / Discussão pública
Reclamações, exposições ou pedidos de fiscalização no âmbito do urbanismo
Tesouraria
- Cobrança de refeições e serviços educativos
- Cobrança de faturas emitidas pelos Serviços Municipais
- Cobrança de taxas liquidadas aos postos de atendimento do Balcão Único
O Balcão Único constitui:
Um importante contributo para a melhoria da prestação do serviço aos cidadãos e às empresas;
Uma melhoria na acessibilidade física, temporal e digital dos cidadãos e das empresas aos serviços do Município;
Um contributo para a modernização da Município e alavanca para a qualificação dos recursos humanos, com impactos significativos na organização interna dos do Município resultando em benefício para população local;
Incentivo à criação de redes de cooperação permanentes com outras entidades públicas
Um estímulo ao envolvimento da comunidade local e dos agentes económicos.