Conheça aqui a Programação para o 1º Trimestre de 2025
A programação cultural definida para o primeiro trimestre de 2025 reafirma e dá continuidade à estratégia cultural do Município, assente na pluralidade de projetos e propostas de diversas áreas artísticas, com uma forte relação com agentes culturais nacionais e do concelho de Castelo Branco.
Destacam-se os primeiros concertos do ciclo anual “Pêndulo”, direcionado a coletivos de música de Castelo Branco, que a partir de períodos de residência de criação na Fábrica da Criatividade apresentam, em conjunto, composições originais e de repertório.
Em março, inicia-se o projeto “Paredes- -Meias - Ciclo de Fado & Poesia”, em parceria com a Associação Fado Cale, com um concerto de José Geadas e o primeiro workshop de poesia para fado, dirigido por Tiago Torres da Silva.
Considerando a importância de uma programação direcionada a diferentes tipos de público, o primeiro trimestre oferece diversos projetos para crianças e jovens, como o Ciclo Antiprincesas que explora a vida de mulheres portuguesas que marcaram a história do País (Antónia Rodrigues, Carolina Beatriz Ângelo, Leonor Marquesa de Alorna e Catarina Eufémia) e, ainda, “Tuiavii” da Companhia Caótica, “Jacarandá” da estrutura Universo Paralelo,
“Na Floresta” do Teatro de Marionetas do Porto e “Roda Viva (A Menina E O Círculo)” de Cláudia Nóvoa. A programação engloba também diversos
artistas de dimensão nacional, como os GNR, Fingertips, Júlio Resende, Rafael Toral, Ana Lua Caiano e Rita Vian.