Esteve patente ao público entre 25 de abril a 7 de outubro de 2018
Do México ao Japão, dos EUA à Austrália, da China ao Irão, quase 3000 ilustradores de 105 países registaram-se na 8ª edição da ILUSTRARTE!
O grande aumento do número de participantes e a enorme diversidade das suas origens confirmam a implantação da Bienal no panorama da ilustração mundial como um dos eventos internacionais incontornáveis nesta área.
Ilustradores consagrados e principiantes enviaram a concurso 3 ilustrações, inéditas ou publicadas nos últimos 2 anos.
Um prestigiado júri internacional formado por Ingrid Godon (ilustradora, belga), Mauro Evangelista (ilustrador e professor de ilustração, italiano), André Letria, (ilustrador e editor, português), Violeta Lópiz (ilustradora, espanhola, vencedora da ILUSTRARTE 2016) e Jenny He (curadora, americana) decidiu atribuir o Prémio ILUSTRARTE 2018 à ilustradora sino-alemã Yuxing Li e três menções especiais aos trabalhos da ilustrador mexicano David Álvarez, da ilustradora espanhola Cinta Arribas e da ilustradora portuguesa Carolina Celas.
A lista dos ilustradores selecionados inclui ainda os portugueses Fátima Afonso, Joana Rosa Bragança, Jaime Ferraz, Inês Machado e Mantraste.
Completa o festival Ingrid Godon, Olhos nos Olhos, uma exposição monográfica retrospetiva da obra de uma das maiores ilustradoras internacionais contemporâneas.
A ILUSTRARTE atinge assim, uma vez mais, os seus objetivos: criar em Portugal um espaço para ver e fruir a melhor ilustração para a infância internacional, colocando Portugal na rota dos grandes eventos internacionais nesta área.