Esteve patente ao público entre 17 de junho a 3 de setembro de 2023
A exposição “NON FINITO” propõe uma aproximação à Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE), dando a conhecer um conjunto representativo e plural de práticas artísticas contemporâneas, através da ativação de novos discursos e leituras que surgem e acompanham a construção desta Coleção.
Com curadoria de Fernando J. Ribeiro, Pedro Portugal e Beatriz Hilário, “NON FINITO”, reúne um conjunto de peças do seu importante acervo bem como as aquisições recentemente integradas na CACE. Esta exposição propõe determinadas relações conceptuais e espaciais entre as suas obras e nela exploram-se ideias como a evasão e a teatralidade, que podem manifestar-se de diferentes formas no trabalho das novas gerações de artistas. Paralelamente, destacamos o recurso comum a um conjunto de procedimentos plásticos como a camuflagem ou a perda de solidez e verticalidade das formas, quer se tratem de figuras humanas, estruturas tectónicas, objetos quotidianos ou elementos naturais.
Esta exposição insere-se na programação expositiva da CACE que apresenta múltiplas seleções de obras e mostras da Coleção em diferentes espaços culturais do país, com o objetivo de chegar a diferentes públicos, geografias e contextos. Resultado de uma parceria estabelecida entre a Direção-Geral do Património Cultural e o Município de Castelo Branco, conta com a organização e colaboração conjunta do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco e da CACE.