Mapa de Localização

ESTRATÉGIA “INVEST CB"

O Município de Castelo Branco assinalou o Dia do Investidor, a 9 de abril, com a divulgação do mais recente Guia do Investidor, publicação direcionada a dar resposta aos empresários locais, mas também com vista à divulgação dos pontos fortes de Castelo Branco e das várias políticas proativas, enquanto ecossistema de oportunidades atraentes para novos investidores, nacionais e internacionais.

O evento decorreu no lote 120 da Área de Localização Empresarial da cidade, espaço onde está instalada a Incubadora Industrial do Município, onde se encontra a laborar uma das PME líder 2023, selo criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das empresas com desempenhos superiores, o que lhes dá acesso a um conjunto de benefícios.

Tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros, na mais recente lista das PME Líder de 2023, o Município de Castelo Branco está em 13.º lugar a nível nacional, com 41 empresas distinguidas, de entre as quais a StoneShield, Mecalbi, Dinefer, entre outras, fator denotativo do impacte das condições de que dispõem os empreendedores que investem neste território.

Durante a apresentação, foi ainda divulgada a criação de um Balcão do Investidor, em breve disponibilizado no site da Câmara Municipal, no separador “INVEST CB”, e anunciado como forte objetivo de futuro o alargamento da zona industrial com a implementação da nova Área de Localização Empresarial da Feiteira, situada a 1,5 km na zona nordeste da cidade, entre o Aeródromo, a sudeste, a linha de caminho-de-ferro, o Parque de Desportos Motorizados e o Kartódromo, a norte.

Com o principal objetivo de desenvolvimento de atividades económicas no concelho de Castelo Branco, a estratégia INVEST CB, assenta em cinco eixos industriais para impulsionar a economia empresarial local: agroalimentar, do frio, automóvel, de tecnologias de informação (IT) e da aeronáutica, para além de outros serviços e plataformas acessórias que compõem o leque catalisador do crescimento sustentável das empresas.

Para além de apresentar a caraterização e divulgar o perfil socioeconómico da região, o Guia do Investidor apresenta informações sobre os setores estratégicos e incentivos fiscais, ressaltando as condições de competitividade dos custos laborais que Castelo Branco oferece, sem comprometer a qualidade da mão-de-obra e de recursos humanos. A presença de uma força laboral qualificada, resultado de investimentos significativos em educação e formação profissional, aliada a fatores de proximidade estratégica com polos de formação académica e profissionalizante, são elementos fundamentais oferecidos para uma visão de desenvolvimento de conhecimento e inovação.

Ao lançamento deste primeiro passo da estratégia INVEST CB, foram convidados os vários empresários da região, a quem foi sugerida a colaboração num breve formulário-questionário para alinhar as políticas futuras com as reais necessidades dos atores dos vários setores e melhor servir as empresas locais já existentes.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, “o objetivo é sobretudo promover o investimento no concelho, prestar um reconhecimento aos empresários locais pelo trabalho feito e capacidade de criar emprego e riqueza, mas também divulgar para fora de Castelo Branco, dar a conhecer aos investidores as condições do concelho, disponibilidades dos terrenos, agora a pensar em inserir a Feiteira no PDM e à sua revisão, de modo a que eles possam vir a ser afetos à indústria, salientando que próximo daqueles terrenos passa o gasoduto e um conjunto de painéis fotovoltaicos, disponibilizando energia verde para aqueles que quiserem ali investir, bem como as potencialidades que a A23 e outros acessos representam, seja para o litoral e outros pontos do país, seja para a Europa. A não esquecer os fundamentais apoios às famílias, uma vez que falar em crescimento económico é falar em crescimento social sustentável, e às próprias empresas”.

Questionário do Investidor: https://form.jotform.com/240952943874367

» Guia do Investidor | Versão PT