Estação Náutica de Castelo Branco
A Estação Náutica é um conjunto organizado de serviços turísticos ligados a atividades náuticas, assim como a outros serviços locais, valorizando os recursos naturais, com o objetivo de atrair visitantes para a região. Embora associadas à costa, as Estações Náuticas do interior têm a capacidade de proporcionar incontáveis experiências devido à sua riqueza natural, paisagística, histórica e cultural.
No cais do Lentiscais, a riqueza da sua paisagem natural está intrinsecamente relacionada com a água, quer pela presença do Rio Ponsul, quer pelo Rio Tejo. Inserida na área protegida do Parque Natural do Tejo Internacional e Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo Internacional, classificada pela UNESCO, este local é um exemplo onde biodiversidade e geodiversidade que se combinam de forma harmoniosa. Este cenário favorece a criação de um ecossistema sustentável, com responsabilidade ambiental e capaz de proporcionar experiências únicas e náuticas autênticas durante todo o ano.
No dia 19 de maio de 2025, o Município de Castelo Branco apresentou o Protocolo de Parceria para a certificação da Estação Náutica de Castelo Branco, localizada no Rio Ponsul, na aldeia de Lentiscais. Esta iniciativa integra a candidatura ao programa PROVERE “Náutica de Interior no Centro de Portugal”, liderado pela CIMBSE.
A candidatura à certificação da Estação Náutica de Castelo Branco foi submetida ao Fórum Oceano e resulta de uma estratégia concertada localmente. O objetivo é promover Castelo Branco como destino de turismo náutico de águas interiores, coordenado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, em colaboração com parceiros públicos e privados, com foco na diversificação da oferta, combate à sazonalidade, prolongamento do tempo médio de estada e crescimento da receita turística.
OBJETIVOS
- Posicionar o território como destino de referência na área da náutica, através da valorização dos seus recursos naturais, com vista à captação de novos públicos e à dinamização da oferta turística local.
- Combater a sazonalidade, prolongar o tempo médio de estada e fazer crescer a receita turística. Acrescentar valor ao destino Castelo Branco através da ativação de experiências turísticas integradas, como património, cultura, natureza, água e gastronomia, potenciando assim redes colaborativas entre os parceiros.
- Fomentar a fidelização e recomendação de Castelo Branco através de uma agenda de atividades Náuticas completa e diversificada.
- Promover, ativar e qualificar a oferta de serviços complementares: restauração, bares e animação turística, estabelecimentos hoteleiros, nomeadamente de apoio específico à náutica.
- Preservar e valorizar a Biodiversidade presente nas áreas do Parque Natural do Tejo Internacional e Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo Internacional, criando um ecossistema sustentável, com responsabilidade ambiental e capaz de proporcionar experiências náuticas autênticas durante todo o ano.
- Combinar os recursos naturais, infraestruturas, atividades náuticas/desportivas, recursos culturais, lazer e bem-estar, com foco na valorização de um território de baixa densidade.
- Promover e incentivar a reaproximação da população local ao rio e às práticas náuticas.
- Valorização do artesanato e das artes populares, reforçada pelo ingresso de Castelo Branco na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, categoria de Artesanato e Artes Populares.
- Incentivar o empreendedorismo local, promovendo a valorização sustentável dos recursos endógenos e das características distintivas do território, com vista ao desenvolvimento económico, à fixação da população e ao fortalecimento da identidade regional.
ATIVIDADES
- Pesca Desportiva;
- Stand Up Paddle;
- Vela;
- Windsurf;
- Canoagem;
- Caiaque;
- Atividades nas praias fluviais;
- Piscina flutuante;
- Vela adaptada;
- Desportos aquáticos e de natureza;;
- Passeios Náuticos (atualmente com a empresa Balcón del Tajo)
RECURSOS AQUÁTICOS
- Cais de Lentiscais - Rio Ponsul
39° 44' 9.07" N 7° 29' 40.06" W
- Barragem Barragem de Santa Águeda (Marateca), Rio Ocreza
39° 58' 11.61" N 7° 28' 57.84" W
- Barragem do Pisco - Ribeira de S. Vicente
40° 1' 25.21" N 7° 33' 24.98" W
PARCEIROS
- ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa;
- Acqualounge;
- AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa;
- AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal;
- Artur Diogo, Lda. - Churrasqueira da Quinta;
- Associação Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento;
- Associação Clube Raiana Aventura;
- Associação de Cicloturismo de Castelo Branco;
- Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa;
- Associação Desportiva Caça e Pesca de Cebolais de Cima;
- Associação Educar Reabilitar Incluir Diferenças;
- Encosta da Muralha;
- Francisco Grilo, Unipessoal, Lda - Beira Tours;
- H.F.G – Viagens e Turismo, Lda. – Bestravel;
- Herdade do Regato;
- Hotel Campo do Rosmaninho, Lda.;
- Hotel Rainha D.Amélia;
- InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro;
- Instituto Politécnico de Castelo Branco;
- Naturpesca;
- P&DP Tours - Detalhes Predilectos, Guias Turísticos LDA;
- Retiro do Tejo;
- Russa;
- Tábuas.come.
ENTIDADE COORDENADORA
Praça do Município 6000-458 Castelo Branco
Tel.272 330 330 (Chamada para a rede fixa nacional)
Email. camara@cm-castelobranco.pt
09h00 às 12h30 - 14h00 às 17h30
LOCAL DE ACOLHIMENTO
POSTO DE TURISMO DE CASTELO BRANCO
Avenida Nuno Álvares, 30. 6000-083 Castelo Branco
+351 272 330 339
turismo@cm-castelobranco.pt
segunda-feira a sexta-feira das 9h30 às 19h30 / sábado e domingo das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
LINKS ÚTEIS
Estações Náuticas de Portugal
https://www.nauticalportugal.com/
Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar
https://forumoceano.pt/pt
Turismo do Centro:
www.turismodocentro.pt
Visite Portugal:
www.visitcentrodeportugal.com.pt